MENU

Jonas: Um Tripulante Problemático!

Jonas estava sob uma maldição devastadora, e isso afetou a todos os que estavam ao seu redor.

fonte: Guiame, Felipe Morais

Atualizado: Segunda-feira, 5 Fevereiro de 2024 as 10:49

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Jonas havia recebido uma ordem direta de Deus para ir pregar à grande cidade de Nínive [1].  Entretanto, Jonas decidiu desobedecer deliberadamente ao Senhor, embarcando para Társis [2]. A triste consequência disso foi que a maldição veio em forma de um violento vento, que sacudiu o mar, e quase despedaçou o navio [3]!

Os marinheiros, desesperados, clamaram, cada um ao seu “deus”, e começaram a jogar a carga no mar, talvez como uma espécie de oferta, ou para se livrar de algum anátema, procurando assim, aliviar a fúria dos “deuses”. Enquanto isso, Jonas estava dormindo tranquilamente no porão do navio, até que foi despertado pelo capitão para que também clamasse ao seu Deus [4].

Após descobrir que Jonas era o culpado por toda aquela tempestade, perguntaram o que deveria ser feito [5], pois sabiam que Jonas estava fugindo da presença do Senhor e o mar ficava cada vez mais tempestuoso. Então perguntaram:

“— O que devemos fazer com você, para que o mar se acalme?” (Jonas 1:11)

Dessa forma tinham um grande problema, então procuram saber o que deveriam fazer para solucionar. A resposta de Jonas foi:

“— Peguem-me e me lancem no mar; então o mar ficará calmo. Porque eu sei que, por minha causa, esta grande tempestade caiu sobre vocês” (Jonas 1:12)

Jonas estava sob uma maldição devastadora, e isso afetou a todos os que estavam ao seu redor. Agora eles tinham a resposta que precisavam, e a solução era simples. Mas os marinheiros teimaram em fazer tudo ao contrário:

Em vez disso, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porque o mar ia se tornando cada vez mais tempestuoso contra eles.” (Jonas 1:13)

Depois disso, Jonas entendeu e aceitou a severa correção do Senhor [6], então orou, e foi salvo dessa situação [7]. Do contrário, seria rejeitado por Deus, e muito provavelmente ficaria perturbado por espíritos maus, como aconteceu com Saul.

Percebeu os indícios de um grande problema?

Faça como os marinheiros, pergunte o que você deve fazer, mesmo que seja para “jogar fora” aquelas amizades mundanas, um namorado ou namorada que não quer nada com Deus, ou qualquer outra coisa que o Senhor exigir, para que o mar se acalme ao seu redor.

Jonas sabia que toda aquela situação era culpa dele, mas, se o capitão o deixasse quietinho, dormindo no porão, rapidamente todos eles estariam mortos!

Portanto, não tenha “dó” dos “Jonas” que estão em rebeldia contra Deus. Se você tentar salvá-los da correção divina, também estará lutando contra o Senhor, por isso, o mar se tornará cada vez mais tempestuoso contra você também!

Deus está te mostrando algo errado para te livrar de muitos problemas, por isso, não se apegue ao “Jonas” que vai te trazer grandes prejuízos espirituais, emocionais, financeiros, etc.

Então, tome muito cuidado com quem você deixa entrar no seu navio! Mesmo se esse “Jonas” pagar a passagem [8], não vale a pena perder toda a carga preciosa, para levar com você alguém que esteja fugindo da presença do Senhor. Isso nunca vai dar certo.

Há várias situações em que o “barco” está sendo destruído por omissão de algum tripulante que está “dormindo” espiritualmente (Ef 5:14). Essa aplicação serve para problemas nas igrejas, nas famílias, empresas, etc.

Penso que poderia usar esse exemplo para alertar aos irmãos e irmãs que estão se preparando para o casamento. Não fuja de Deus, não se afaste das orientações do Senhor! O preço por desobedecer à Palavra de Deus certamente será alto. Muitas pessoas passam o resto da vida tentando consertar o estrago em sua família devido à rebelião na juventude.

Se você é filho ou filha de Deus, está “livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor” (1Coríntios 7:39). Por isso:

Não se ponham em jugo desigual com os descrentes. Pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão existe entre a luz e as trevas? Que harmonia pode haver entre Cristo e o Maligno? Ou que união existe entre o crente e o descrente?” (2 Coríntios 6:14-15)

Mesmo quem se diz crente, mas não tem frutos de ser uma nova criatura, não serve para ter comunhão, muito menos para se contrair matrimônio!

“... já escrevi a vocês que não se associassem com os impuros [...] não se associem com alguém que, dizendo-se irmão, for devasso, avarento, idólatra, maldizente, bêbado ou ladrão; nem mesmo comam com alguém assim” (1Coríntios 5:9,11)

Fuja da maldição [9], obedeça ao Senhor!

 

[1] Ref.: (Jonas 1:2)

[2] Ref.: (Jonas 1:3)

[3] Ref.: (Jonas 1:4)

[4] Ref.: (Jonas 1:5,6)

[5] Ref.: (Jonas 1:7-11)

[6] Ref.: (Jó 5:17; Provérbios 3:11-12; 13:24; Hebreus 12:6,7)

[7] Ref.: (Jonas 2:1,10)

[8] Jonas pagou a passagem (Jonas 1:3)

[9] Ref.: Provérbios 3:33

 

Felipe Morais é servo temente ao Senhor, e atua como pastor na Igreja Batista do Reino. Pós-graduado em Teologia, é um biblicista apaixonado pelas Escrituras. Comentarista, escritor e cronologista bíblico, atua como professor no YouTube pelos canais Curso Bíblico Online e Devocional Bíblico Online.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Salmo 133: A Bênção na Unidade

veja também