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O que é o “Tabernáculo” de Davi?

A restauração da dinastia de Davi é tão certa na Torá e nos Profetas que foi mencionada pelos discípulos a Jesus antes de Sua ascensão.

fonte: Guiame, Getúlio Cidade

Atualizado: Quarta-feira, 5 Fevereiro de 2025 as 3:08

(Imagem ilustrativa: FreeBible)
(Imagem ilustrativa: FreeBible)

A expressão “Tabernáculo de Davi” se encontra em uma profecia de Amós e é mencionada no Novo Testamento por Pedro, o que a torna bem conhecida e muito citada. “Naquele dia, tornarei a levantar o tabernáculo de Davi, que está caído, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e as reedificarei como nos dias antigos” (Amós 9:11).  O que de fato representa o Tabernáculo de Davi?

O termo original é Sukkat David da palavra sukkah. Este é o termo também usado para Sukkot, na Torá, nome da Festa dos Tabernáculos. Sukkah é uma palavra cuja melhor tradução é barraca ou cabana, pois é algo rústico e ligado a habitação provisória, limitado a dias. O termo é usado em Gênesis 33:17 para dizer que Jacó fez barracas (sukkot) para proteger seu gado e, por isso, o lugar se chamou Sukkot. A Festa de Sukkot consiste em montar essas frágeis construções de madeira cobertas por galhos e folhas de árvores para se habitar por sete dias. Devido à sua rusticidade, é uma forma de se humilhar perante Deus e lembrar seu cuidado com seus antepassados na peregrinação do deserto.

Por causa desse problema de tradução que remonta à versão King James, é comum a confusão do termo empregado por Amós com o termo usado para abrigar a arca da aliança. O termo que se consagrou por Tabernáculo de Davi é, na verdade, a barraca ou cabana de Davi (sukkah) e nada tem a ver com o local que ele ergueu para abrigar a arca. Todas as vezes em que os demais livros do Velho Testamento mencionam o lugar que Davi providenciou para a arca, o termo usado é ochel que significa tenda. A tenda é um local bem mais reforçado que uma sukkah, pois trata-se de uma morada nômade.

Esse é o mesmo termo usado para tenda do encontro, onde Deus falava com Moisés face a face e que não deve ser confundida com o Tabernáculo. Esse é o mesmo termo usado para a tenda que Davi montou em Jerusalém para a arca. O termo Sukkat David (a sukkah de Davi) só aparece uma vez na Bíblia, em Amós 9:11. Logo, a tenda para abrigar a arca da aliança, erguida por Davi, nada tem a ver com essa passagem de Amós.

A Casa de Davi

Sukkat David é um termo poético para se referir à ruína da Casa de Davi, ou seja, à dinastia davídica que há muito deixou de existir. Este termo, usado apenas em Amós, é consistente com tantos outros dos profetas de Israel que fazem menção à promessa de Deus de restaurar a Casa de Davi, na figura de seu Rei, o Messias, entregando-o a regência das nações. É um termo que parece ter sido cuidadosamente escolhido por Deus para se referir a algo muito frágil e passageiro como é a sukkah.

Os reinados de Davi e de seu descendente direto, Salomão, foram períodos de muita glória e esplendor. Entretanto, passaram e pereceram no tempo, como qualquer outro reino humano. Assim é a sukkah quando os ramos e folhagens de suas coberturas começam a secar ao fim dos sete dias de festa. É um lembrete de que a carne é como a erva e sua glória como a flor do campo (Isaías 40:6-7).

Promessa de restauração

A restauração da dinastia de Davi é algo tão certo na cultura da Torá e dos Profetas que foi mencionada pelos discípulos a Yeshua imediatamente antes de Ele ascender aos céus ressurreto (Atos 1:6). Eles achavam que a restituição do reinado de Israel seria imediata, uma vez que o Senhor havia vencido a morte e ressuscitado. O que mais poderia detê-lo de assumir o trono da Casa de Davi, seu antepassado, e retomar o reinado para Israel? Afinal, essa era a promessa do Messias que viria da raiz de Davi. Eles ainda não tinham noção da dispensação dos gentios que estava se iniciando e que duraria séculos até o retorno do Messias para se assentar em seu trono e reger as nações.

As profecias a respeito dessa restituição da dinastia davídica são muitas e não caberiam nesse simples artigo, passando pelos grandes e pequenos profetas. Isaías 9:7, por exemplo, declara: “Do aumento do seu governo e paz não haverá fim. Reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino para o estabelecer e o fortificar em retidão e justiça, desde agora e para sempre”. A promessa de restauração também se repete no Novo Testamento, como na mensagem do anjo Gabriel a Maria em que diz que o Senhor lhe dará o trono de Davi, seu pai, e que o Messias reinará eternamente sobre a casa de Jacó e que seu reinado não terá fim (Lc.1:31-33).

O profeta Amós vira com seus próprios olhos o esplendor da dinastia de Davi e, contudo, Deus lhe mostrara que ela ficaria em ruínas. Em vez de habitar em palácios, seus descendentes habitariam em uma sukkah, fugindo de seus inimigos. Somente após humilhar a sukkah de Davi, ao longo dos séculos, Ele promete reerguê-la “naquele dia”, quando tiver julgado seu povo por sua rebeldia.

As Escrituras enfatizam o governo da semente de Davi e sua autoridade regente. Apontam para a restauração da dinastia davídica, sediada em Jerusalém, a capital de Israel, regendo sobre toda a Terra como centro espiritual, judicial e legislativo do planeta. O esplendor e a glória dos reinados de Davi e Salomão que alcançavam as nações da Terra, há muito ofuscados e esquecidos, serão restituídos a Israel através do Messias Filho de Davi. E “concorrerão a Ele todas as nações” (Isaías 2:2). Esse é o significado da promessa de restauração da Sukkah de Davi.

Para saber mais, acesse: https://www.aoliveiranatural.com.br/2024/10/17/o-significado-do-tabernaculo-de-davi-em-sukkot/.

 

Getúlio Cidade é escritor, tradutor e hebraísta, autor de A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas do Cristianismo e do blog www.aoliveiranatural.com.br. 

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Jerusalém: um cálice de atordoamento para as nações

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