"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..." (Mateus 16.18)
"Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade" (I Timóteo 3.15)
A igreja em que João batista era o pastor era a igreja no deserto. Esta igreja edificada por Jesus, fundamentada na palavra do Mestre. Cosntruída pelo Senhor, como uma coluna e baluarte da verdade.
É uma doutrina básica do Novo Testamento, que, após a sua ressureição, Jesus foi declarado por Deus como sendo Senhor e Cristo, e que ele foi investido pelo pai com absoluta soberania sobre a igreja que é o seu Corpo.
Ele possui toda a autoridade sobre a sua igreja. Esse é um principio irrevogável e inegociável. É um absoluto de Deus: Jesus é o dono da igreja.A igreja é a expressão mais alta da vontade de Deus na Terra. Jesus é o legítimo dono da igreja, pois ele a comprou com o seu prórpio sangue. Este é o principio básico: não é o pastor que é dono da igreja, mas sim Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores que comprou para si a igreja.
"...a igreja de Deus, a qual ele comprou com seu sangue" (Atos 20.28)
Na igreja do deserto, todos os atos, desde a atividade simples de um único membro, até operações de toda congregação tem de ser testados: Jesus é o Senhor nesse ato, nessa tarefa?
Aprenda mais sobre esse assunto lendo "A igreja no Deserto".
Jorge Linhares é pastor da igreja batista Getsêmani, em Belo Horizonte (MG). Cursou Estudos Sociais e Teologia. É presidente do "CPEMG" (Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais), vice-presidente do "CIMEB" (Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil), presidente da "Associação de Escolas Cristãs de Minas Gerais" e do "FENASP" (Fórum Evangélico Nacional de Ação Política e Social). O pastor escreveu mais de 100 livros, entre eles o best-seller "Bênção e Maldição", que superou a marca de um milhão de exemplares e foi traduzido para o inglês e o espanhol.
Site oficial: