As próximas partes nos ensinam as leis dos sacrifícios. Compreender o seu significado e simbolismo é ainda mais difícil do que a proficiência na essência das suas leis e detalhes complexos. Obviamente, os decretos que não foram observados desde a destruição do Bait HaMikdash há quase 2.000 anos são difíceis de compreender. As oferendas de animais, misturas de farinha e óleo, pássaros e especiarias sobre um altar são quase proibitivas para a psique de um pensador do século XX.
Na verdade, todos os anos recebo respostas às porções destas semanas de proeminentes empresários seculares que questionam a razão do sacrifício. Faxes homiléticos e drashas (interpretações ou explicações de textos judaicos) da internet não são o fórum para expor esses mistérios. Os tomos foram escritos pelos maiores pensadores do Judaísmo para racionalizar a elevação das diretrizes Onipotentes para as mentes mortais.
No entanto, apesar da nossa incapacidade de compreender completamente, ainda devemos perceber que a absolvição do pecado não foi completa sem oferecer algum item corporal a Hashem, através dos Seus kohanim (sacerdotes), no lugar do mortal que deveria ter sido levado.
As palavras iniciais do Livro de VaYikra, os Torat Kohanim, mostram Moshe comandando a nação: “Quando um Adão – um homem – dentre vocês traz uma oferenda a Hashem” (Lv 1:2). A Torah então prossegue com o como, o quando, o onde e o quem das complexidades dos korbanot (sacrifícios). O versículo inicial recebe tanto escrutínio quanto as complexidades que se seguem. Os comentários extrapolam cada sílaba.
“Quando um Adão dentre vocês traz uma oferenda a Hashem.” Neste versículo, a palavra usada para homem não é a normalmente usada Ish, mas sim Adão – certamente uma referência àquele ser solitário e solteiro que uma vez habitou no Jardim do Éden. As palavras “entre vós” também levantam questões. Não é cada indivíduo “entre vocês”? Por que a Torah não começa seu prefácio com “quando alguém oferece um sacrifício”? Por que Adão? Por que “entre vocês”?
O rabino estava pregando para uma multidão lotada. O clima era sombrio e tenso enquanto ele expunha a gravidade do pecado. Ele exortou a massa a se arrepender – a fazer teshuvá – e a voltar à fé e às leis do seu Criador. Então ele acrescentou o argumento decisivo. Ele estava relutante em usar o poder daquelas palavras, mas sabia que elas iriam emocionar o público.
“Todos nesta comunidade sabem o que vai acontecer com eles?” Ele perguntou. “Todos nesta comunidade vão morrer!”
Todos na plateia ficaram horrorizados de medo. A escuridão do momento foi capturada nas rugas profundas que de repente se formaram em seus rostos.
Exceto um senhor idoso que estava sentado na segunda fila, bem em frente ao rabino. Ele tinha um largo sorriso no rosto. Na verdade, ele estava rindo. O rabino ficou perturbado. Talvez o veterano não tenha entendido. Em tom ainda mais alto, o rabino implorou: “É hora de se arrepender!” Depois acrescentou, desta vez com fervor crescente: “Você me ouviu? Todos nesta comunidade vão morrer!”
O sorriso do homem se alargou. Ele parecia insensível ao semblante dos outros ouvintes – as palavras do rabino simplesmente não tiveram efeito sobre ele.
O rabino olhou diretamente para ele e com paixão na voz perguntou: “Qual é o seu problema?
Você não percebe que todos nesta comunidade vão morrer?”
O velho olhou de volta, com um sorriso mais amplo do que nunca. “Heh heh! Ele riu. Está tudo bem rabino, eu não sou desta comunidade!”
A Torah nos conta o segredo dos sacrifícios muito antes de detalhar a oferta real. Quando um Adão sacrificará dentre vocês: Não há ilhas e não há indivíduos. Todo sacrifício vem “entre vocês”. A justaposição das palavras contrastantes – Adão – a única criação de quem a humanidade descende – e as palavras MiChem – dentre vocês – os tesouros da humanidade que formam a Congregação de Israel – são para sempre inseparáveis. Cada ação representa a comunidade e também a influencia.
Todos, cada ação, seja um ato de benevolência, caridade ou sacrifício, agita uma comunidade. A Torah precede as leis e os detalhes do indivíduo que se oferece no altar do Todo-Poderoso com as palavras – Adão dentre vocês. Nenhum Adão emerge do vazio. Nenhuma ação é realizada na solidão. Pois os Adams de hoje não vivem como os únicos ocupantes de um Jardim do Éden vazio. Eles fazem claramente parte de uma comunidade maior, e tudo o que fazem vem e afeta aqueles que estão entre vós.
Tradução: Mário Moreno.
Mário Moreno é fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.
*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
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