Atleta paralímpico israelense cita a Bíblia após vitória em Wimbledon

Medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris, Guy Sasson conquistou o título de duplas em Wimbledon ao lado do holandês Niels Vink.

fonte: Guiame, com informações do Algemeiner

Atualizado: Terça-feira, 15 Julho de 2025 as 12:59

Guy Sasson faz história com vitória em duplas em Wimbledon. (Captura de tela/Instagram/ariacker)
Guy Sasson faz história com vitória em duplas em Wimbledon. (Captura de tela/Instagram/ariacker)

O israelense Guy Sasson, ao lado do holandês Niels Vink, venceu o torneio de duplas em cadeira de rodas de Wimbledon no sábado (12). Após a partida, Sasson fez um discurso citando a Torá e declarando em hebraico: “Am Israel Chai”, que significa “Vida longa ao povo de Israel”.

A parceria entre Guy Sasson e Niels Vink brilhou em Wimbledon, ao superar Donald Ramphadi, da África do Sul, e Gregory Slade, do Reino Unido, com um placar contundente de 6-0, 6-2, em apenas uma hora e cinco minutos.

Em entrevista ao vivo pela BBC após a vitória, o atleta paralímpico citou o versículo de Números 23:24, que diz: “Eis que o povo se levantará como um grande leão, e se erguerá como um leãozinho; não se deitará até que coma da presa e beba o sangue dos mortos.”

O texto é o mesmo utilizado pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, na Operação Leão Ascendente, uma ofensiva militar israelense de grande escala contra o Irã.

Poucas horas antes do início da operação, Netanyahu escreveu o trecho da Torá em uma nota que depositou no Muro das Lamentações, em Jerusalém, em junho.

Dupla vitoriosa

Esta conquista marcou a primeira vitória de Sasson em duplas no prestigiado torneio britânico. Anteriormente, a dupla já havia vencido no Aberto da França (Roland-Garros), no início do verão europeu. Em 2023, Sasson, aos 45 anos, também celebrou uma vitória no Aberto da Austrália, ao lado do próprio Ramphadi.

Guy Sasson e Niels Vink, após vitória em Wimbledon 2025. (Captura de tela/Instagram/ariacker)

Atualmente, Sasson ocupa a terceira posição no ranking mundial nas categorias simples e duplas.

Sua trajetória de superação começou após um acidente de snowboard ocorrido na França, em 2015, que resultou em paralisia dos joelhos para baixo. Em 2024, ele brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris, conquistando a medalha de bronze.

A conquista de sábado rendeu a Niels Vink seu décimo título no Quad Grand Slam. Celebrando o feito, ele destacou a importância do momento: “Estou muito feliz por termos vencido juntos nosso primeiro título de Wimbledon – este é meu quarto consecutivo aqui, então tem um significado especial para mim.”

"É um torneio incrível e é uma sensação ótima ser campeão de Wimbledon com o Niels", observou Sasson. "Começamos a jogar juntos este ano. Estar aqui em Wimbledon como campeão – me sinto honrado e sortudo por poder fazer isso."

veja também