Sinal dos tempos? Placas indicam caminho para o Terceiro Templo, em Jerusalém

Placa de trânsito não oficial aponta para o Monte do Templo com a inscrição: “Casa do Senhor”.

fonte: Guiame, com informações do All Israel News

Atualizado: Segunda-feira, 4 Agosto de 2025 as 2:24

Placa de trânsito indicativa com inscrição “Casa do Senhor”. (Foto: Facebook)
Placa de trânsito indicativa com inscrição “Casa do Senhor”. (Foto: Facebook)

O crescente rumor em torno da construção de um possível Terceiro Templo ganhou novos contornos. Placas de trânsito não oficiais começaram a aparecer, apontando o caminho para a chamada "Casa do Senhor".

Embora possam ter sido produzidas por fabricantes informais em uma espécie de ação simbólica, a simples presença destas placas revela que algo significativo está em gestação.

Segundo artigo do All Israel News, as placas podem ser um sinal do fim dos tempos, anunciando eventos espirituais e escatológicos cada vez mais visíveis no espaço público.

A reconstrução do Templo, há muito presente no imaginário de muitos judeus ortodoxos, é anunciada profeticamente nas Escrituras, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

“O que antes era descartado como um sonho irreal de radicais marginais está agora começando a se cristalizar em uma possibilidade tangível ainda em nossas vidas – especialmente em meio às discussões atuais sobre acordos de paz antes inimagináveis”, diz Jo Elizabeth, que escreve artigos sobre temas bíblicos.

Segundo ela, todos os dias, o povo judeu ora a "amida" – um conjunto de bênçãos recitadas três vezes ao dia, voltado para Jerusalém.

A décima sétima bênção, "Avodah" (que significa serviço ou adoração), diz o seguinte: "Aceita o Teu povo, ó Senhor nosso Deus, e recebe a sua oração. Restaura o serviço santíssimo da Tua casa e aceita com amor as ofertas e orações de Israel. Que o serviço do Teu povo Israel seja sempre agradável a Ti. Que os nossos olhos Te vejam retornar a Sião com misericórdia. Bendito sejas Tu, ó Senhor, que restauras a Tua Presença em Sião."

Ela diz que as orações e a expectativa na tradição judaica incluem a fé nas promessas bíblicas de reunir Israel, reconstruir Jerusalém e restaurar o Templo.

3º Templo

Profecias sobre a reconstrução de um templo do fim dos tempos aparecem em diversos textos proféticos na Bíblia, como em Isaías 2:2–3, Miquéias 4:1–2, Daniel 9:27 e Zacarias 14:20. Também estão no Novo Testamento, em 2 Tessalonicenses 2:3-4 e Apocalipse 11.

“É descrito como o ‘Templo de Deus’ e a ‘Casa do Senhor dos Exércitos’, mas parece pelos textos que em algum momento será profanado pelo anticristo ‘que estará onde não deve estar’, como Jesus diz em Mateus e Marcos, referindo-se à profecia de Daniel”, explica Elizabeth.

Fundado em 1987 em Jerusalém, o Instituto do Templo (Temple Institute) é uma organização dedicada à preparação para a reconstrução do Terceiro Templo.

Desde sua criação, o instituto tem desenvolvido e preservado utensílios rituais – como candelabros, altares, vestes sacerdotais e instrumentos de sacrifício – todos confeccionados segundo as especificações bíblicas.

Localizado no Bairro Judeu da Cidade Velha de Jerusalém, o museu administrado pelo Instituto do Templo apresenta exposições detalhadas sobre o Primeiro e o Segundo Templo, incluindo maquetes arquitetônicas, réplicas dos utensílios sagrados e vestimentas sacerdotais confeccionadas segundo as especificações bíblicas.

Além de atrair turistas interessados na história religiosa de Israel, o Instituto atua ativamente na defesa do direito dos judeus de praticarem atos de culto no Monte do Templo – considerado o local mais sagrado do judaísmo – e promove iniciativas educacionais e rituais preparatórios para a eventual reconstrução do Terceiro Templo.

Embora muitos considerem o Muro das Lamentações o lugar mais sagrado do judaísmo, ele é, na verdade, apenas o ponto mais próximo acessível ao antigo local do Templo. Para alguns, o desejo de orar diretamente no Monte do Templo é tão intenso que se prostram ali em desafio, sendo frequentemente removidos pelos guardas.

Mudanças à vista

Atualmente sob administração do Waqf jordaniano, o Monte do Templo pode passar por mudanças em breve.

Circulam rumores sobre uma possível divisão da esplanada entre os filhos de Isaac e os filhos de Ismael – talvez como tentativa de suavizar a difícil aceitação de uma solução de dois Estados, relata Elizabeth, que reflete: “O tempo dirá.”

Ela diz que para alguns ortodoxos, a chegada do Templo não poderia ser mais oportuna.

“Os planos teóricos para a construção já foram feitos e o equipamento está pronto. Sacerdotes e levitas estão sendo treinados, e adquirir as cinzas de novilhas vermelhas perfeitas finalmente se tornou uma possibilidade”, escreveu.

“Eles estão simplesmente aguardando o sinal para seguir em frente. Há murais e pinturas nos muros de Jerusalém, desejando a breve chegada do Templo, e agora estão aparecendo nas redes sociais imagens de placas de trânsito indicando o caminho para a Casa do Senhor.”

‘Vamos construir’

O Instituto do Templo publicou no X que está em preparação para Tisha B'Av:

“Chega de Conversa! Vamos Construir! 2000 Anos e 9 Dias - A Hora de Construir é AGORA!!” e perguntando: “Como Isso (a Destruição) Aconteceu e Onde Estamos Hoje?!”

Enquanto o povo judeu relembra a destruição dos Templos no dia 9 de Av, em 586 a.C. e novamente em 70 d.C., muitos aguardam ansiosamente a construção do Terceiro Templo, diz a colunista.

“Vivemos em dias em que isso já não é impossível. Se a Bíblia for verdadeira, o surgimento de um Terceiro Templo significaria o início de um capítulo muito dramático da história”, conclui.

veja também