
O governo de Israel divulgou um vídeo de terroristas matando um pai israelense na frente dos seus filhos, durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.
As imagens dramáticas da família Taasa lutando para sobreviver, em sua casa em Netiv Ha'asara, foram mostradas pelo gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na última sexta-feira (29).
O momento foi captado pelas câmeras de segurança da residência e mostram o pai Gil, de 46 anos, levando seus dois filhos Koren, na época com 12 anos, e Shay, então com 8, para um abrigo antiaéreo no pátio de casa, enquanto os terroristas os perseguiam.
No dia do ataque terrorista, Gil, que era bombeiro sênior do Corpo de Bombeiros de Ashkelon, estava em casa com seus dois filhos mais novos, quando ouviu explosões.
“Houve grandes explosões e papai, eu e Shay ouvimos terroristas na estrada atrás de nós, e ele nos disse para ficarmos quietos e não falarmos", contou Koren, à estação de TV pública Kan.
Gil pegou sua arma pessoal e atirou nos terroristas até ficar completamente sem munição. O pai levou os dois filhos para um abrigo antibomba. Logo depois, um dos terroristas lançou uma granada dentro do lugar.
Para proteger os filhos, Gil acabou pulando em cima do explosivo e morreu no mesmo instante.
“Não há como ele não ter sentido medo, mas decidiu nos salvar e pulou na granada, houve uma explosão, vi fumaça, de repente estávamos cobertos de sangue”, disse Koren.
Em seguida, o vídeo mostra o momento em que os dois meninos saem do abrigo sob a mira de uma arma, passam pelo corpo do pai e entram na residência.
Eles são vistos na sala ensanguentados, gritando de dor e pedindo ajuda, enquanto os terroristas agem de forma fria. “Pai, pai”, clama um dos meninos. O outro diz: “Eu quero a minha mãe”. Um dos terroristas abre a geladeira e bebe uma garrafa de Coca-Cola.
Ver essa foto no Instagram
Tragédia na família
Depois disso, os terroristas saem da casa e vão embora. Shay perdeu a visão de um olho devido a ferimentos causados por estilhaços da granada.
A família também perdeu o filho mais velho, Or, que foi assassinado no ataque do Hamas em uma praia próxima, onde o jovem de 17 anos havia ido pescar naquela manhã.
Um quarto irmão, Zohar, de 15 anos, estava com a mãe dos meninos, Sabine, ex-esposa de Gil, no momento do atentado.
Na noite de 7 de outubro de 2023, Zohar escreveu uma homenagem ao pai no Facebook. "Por algum milagre, ainda estou vivo e tenho a chance de dizer que te amo. Você tentou salvar a vida de meus irmãos, mas isso lhe custou a vida. Eu te amo muito e você sempre estará em minhas memórias, eu gostaria de ter dito isso antes, minha vida não é nada sem você, e obrigado por todos os anos, tenho sorte de fazer parte de sua vida. Você é meu herói, pai”, declarou o filho.
Comentando a divulgação do vídeo, Benjamin Netanyahu condenou as críticas sobre a ação de Israel em Gaza e lembrou a barbárie cometida pelo Hamas.
“Este vídeo deve partir todos os corações decentes que ainda batem. Deve silenciar todas as mentiras que ainda circulam. Para os líderes que difamam Israel, eu digo: 'Assista a este filme'”, declarou.
E ressaltou: “Aos terroristas do Hamas que prometem repetir o massacre de 7 de outubro várias vezes, eu digo: 'Não vamos deixar vocês fazerem isso'. Vamos destruir o Hamas. Traremos nossos reféns para casa porque nos lembramos de 7 de outubro. E você também deveria”.