
Recentemente, cerca de 26.000 cristãos participaram de um curso de treinamento evangelístico na Etiópia, onde foram fortalecidos na fé e encorajados a pregar Jesus a outros.
O “Curso de Vida e Testemunho Cristão” (CLWC) é um treinamento oferecido pela Associação Evangelística Billy Graham (BGEA). O diretor do evento, Hans Mannegren, trabalha na BGEA há 30 anos e ficou impressionado com o número de participantes.
Daqueles que passaram pelo treinamento, 12.000 estão prontos para servir como discipuladores e ajudar aqueles que aceitaram Jesus durante o evento a se conectar com uma igreja local.
Outros 4.000 voluntários irão servir no “Encontro com Deus”, um evento com Franklin Graham, que ocorrerá na capital, Addis Ababa, de 8 a 9 de março.
“A animação para compartilhar o Evangelho é muito alta. Sinto que há uma grande expectativa”, disse Mannegren.
A Etiópia está situada no chifre da África, fazendo fronteira com a Eritreia, Djibuti, Somália, Quênia, Sudão do Sul e Sudão. Desses países, três (Somália, Sudão e Eritreia) estão entre os 10 piores perseguidores de cristãos, conforme a Lista Mundial da Perseguição 2025 (LMP25), da Portas Abertas.
No entanto, a perseguição em países vizinhos não está desencorajando os cristãos etíopes de compartilharem sua fé. Atualmente, 1.600 igrejas estão se preparando para o próximo alcance evangelístico.
Avivamento no local
Em março de 2024, o Conselho Etíope de Igrejas dos Crentes no Evangelho — uma organização que representa 32 milhões de cristãos na Etiópia e no mundo — realizou uma reunião de oração na Praça Meskel.
“Chegamos lá e a praça estava cheia. Havia mais de 200.000 pessoas em um lugar ao mesmo tempo. Isso nos impactou bastante”, relatou Mannegren.
“Eles estavam orando, se arrependendo, confessando pecados e pedindo ao Senhor para fazer algo extraordinário. A presença do Senhor e a animação da multidão eram incríveis”, acrescentou.
Na ocasião, o Encontro com Deus foi anunciado e, desde então, cristãos na capital têm orado pela cidade e pelo trabalho missionário do mês que vem.
“Estamos esperando um grande avivamento, mas já estamos vendo os primeiros frutos do avivamento em nossos treinamentos”, disse Yared Getahun, coordenador de treinamento e aconselhamento no evento.
Os líderes Yared, Mannegren e outros testemunharam que várias vezes viram o poder de Deus através da fé dos participantes.
“O treinamento deu a eles um espírito de unidade”, disse Yared.
“É quase como se Deus estivesse dizendo: 'Algo está acontecendo aqui”, concluiu Mannegren.
Yared cresceu na Etiópia e estava acostumado com a “religião cultural”, mas quando seu irmão mais velho entregou sua vida a Cristo, ele foi atraído pelo Evangelho e aceitou Jesus com 16 anos.
Tempo depois, a maioria dos membros de sua família também se renderam a Cristo. Em uma nação onde 70% da população tem menos de 21 anos, Yared tem o desejo de alcançar os jovens.
“Esta geração é tentada a viver o momento — festejando e negligenciando a educação — mas essa não é uma vida com propósito. Isso leva à perda de oportunidades de carreira, problemas financeiros e uma falta de direção”, afirmou ele.
E continuou: “Seguir a Cristo e aprender a Palavra de Deus pode inspirar esses jovens a se concentrarem no que é realmente importante”.