“Evangelho na prática”: Igreja faz mais de 300 atendimentos gratuitos em Sorocaba

A ação “Abraço Solidário” promoveu mais de 300 atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, jurídica e pastoral em Sorocaba.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Terça-feira, 22 Julho de 2025 as 1:41

O Abraço Solidário impactou os moradores de Vila Helena, em Sorocaba. (Foto: IAPVH)
O Abraço Solidário impactou os moradores de Vila Helena, em Sorocaba. (Foto: IAPVH)

No último domingo (20), a Igreja Adventista da Promessa, no bairro Vila Helena, em Sorocaba (SP), transformou seu espaço em um verdadeiro centro de acolhimento à comunidade. 

Por meio da ação social “Abraço Solidário”, foram realizados mais de 300 atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, jurídica, psicológica, nutricional e pastoral — tudo com a participação de dezenas de profissionais voluntários.

Pessoas de diferentes idades — idosos, adultos, adolescentes e jovens — passaram pelo local em busca de auxílio e orientação. O evento, segundo os organizadores, foi além das expectativas, não apenas pelo número de atendimentos, mas pela maneira como tocou os corações de quem serviu e de quem foi servido.

“Foi uma ação evangelística por meio de serviços — um evangelismo prático, que tocou muitas vidas”, disse ao Guiame o pastor Marcos Corrêa, coordenador da ação. “As pessoas demonstraram muito interesse: muitas chegavam buscando um tipo específico de atendimento e, depois, acabavam pedindo para ser atendidas por outros profissionais também.”

Entre os serviços prestados estavam aferição de pressão arterial, testes de glicemia, atendimento nutricional, orientação com personal trainer, além de atendimentos jurídicos, psicológicos e pastorais. Também tiveram destaque os serviços de massagem, reflexologia e sessões de relaxamento.

“A equipe estava muito motivada, trabalhou com entusiasmo, e todos que passaram pelo atendimento saíram agradecendo bastante”, destacou o pastor Marcos. “Foi um trabalho harmonioso, com um fluxo contínuo e bem organizado do início ao fim.”

Para ele, a ação expressou o verdadeiro papel da Igreja: servir. “Quando as pessoas colocam seus dons a serviço dos outros, algo especial acontece”, afirmou. “É como quando Jesus disse: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer’. Você supre a necessidade do outro com o que Deus te deu. Pode até parecer pouco, mas, para Deus, o mais importante é você disponibilizar o que tem.”

Profissionais que servem com o coração

A professora de massoterapia e reflexologia podal, Simone Ruiz (@terapeutasimoneruiz), levou uma equipe de cinco profissionais para atender voluntariamente durante todo o evento.

“É muito importante levar a massoterapia — incluindo a terapia integrativa e a reflexologia podal — ao conhecimento das pessoas”, afirmou Simone. “Muita gente ainda acha que massagem é um artigo de luxo, mas ela é necessária para a saúde física e emocional das pessoas.”

 
Voluntários de diversas áreas se doaram no Abraço Voluntário. (Foto: IAPVH)

Entre os voluntários, estava Aline, massoterapeuta, que compartilhou a alegria de poder usar seu dom para abençoar outras vidas:

“É muito gratificante poder se doar naquilo que você tem de melhor, na sua profissão, em benefício das pessoas que não têm tanta acessibilidade”, contou. “Hoje atendi várias pessoas com dores, outras cansadas do dia a dia, e ouvi-las dizerem ‘que alívio!’ é muito gratificante.” 

Esse sentimento também foi celebrado pelo pastor titular da igreja, Airton Dias: “Estou muito feliz e grato a Deus pela equipe que se colocou à disposição para servir não só à igreja, mas a toda a comunidade. Está sendo um sucesso e que Deus seja glorificado através disso! 

E continuou: “Isso aqui é evangelismo prático, direto e sem meias palavras. Temos momentos de conversas com as pessoas nos atendimentos, mas é a ação que tem feito a diferença. Isso tem pregado o Evangelho de Cristo aqui.”

Relatos de quem recebeu o “abraço”

Quem passou pelo “Abraço Solidário” não saiu apenas com exames feitos ou dores aliviadas, mas com o coração tocado pelo cuidado e pela atenção recebida. 

Janaína, que recebeu massagem durante o evento, descreveu a experiência com uma palavra: “Foi maravilhoso. Poderia ter mais vezes!”

Já Érika, moradora da região, aproveitou diversos serviços ao longo do dia: “Medi a pressão, passei pela psicóloga e recebi massagem. O atendimento foi muito bom e estou saindo daqui mais leve.”


Moradores da região sendo atendidos no espaço da igreja. (Foto: IAPVH)

Pessoas que chegaram tímidas ou com alguma necessidade específica acabaram encontrando alívio em todos os sentidos — muitas delas receberam cestas básicas para suprir suas famílias, de acordo com as necessidades identificadas pelos voluntários.

Uma igreja que abraça sua missão

Ao final do evento, o saldo foi muito mais do que números: “No fim, depois de horas de trabalho, a alegria era contagiante”, lembrou o pastor Marcos Corrêa. 

“Foram mais de 300 atendimentos! Isso é algo que nos marca profundamente. Esse é o verdadeiro sentido: uma igreja a serviço das pessoas. E, quando isso acontece, quem está de fora consegue perceber que o amor de Cristo nos move a falar de Jesus por meio das nossas aptidões.”

 
Uma ambulância foi colocada à disposição da comunidade. (Foto: IAPVH)

veja também