O crescimento impressionante dos evangélicos brasileiros se tornou notícia na imprensa internacional.
O jornal CBN News visitou o Brasil para testemunhar a mudança espiritual no país, que em breve deixará de ser o maior país católico do mundo.
"Estamos à beira de uma mudança religiosa no Brasil", afirmou o sociólogo brasileiro José Alves, em entrevista à CBN News.
"Em 1950, 93% dos brasileiros se identificavam como católicos. A Igreja estava perdendo cerca de 1% dos seguidores a cada década. No entanto, a partir de 1991, a Igreja Católica começou a perder 1% dos seguidores a cada ano, resultando em uma queda dramática”, explicou ele.
Pesquisas apontam que o Brasil será um país de maioria evangélica até 2030. Um estudo realizado pela Mar Asset Managemen calculou que o número de evangélicos em todo o Brasil subirá para 35,8% em 2026.
Até o final do ano passado, 74 milhões de brasileiros eram evangélicos. Rondônia, Amazonas, Espírito Santo e Acre já são estados majoritariamente evangélicos, de acordo com a pesquisa.
Em todo país, congregações se tornaram megaigrejas após conversões em massa. É o caso da Igreja Lagoinha Alvaphile, em São Paulo.
"Estamos vivendo o cumprimento de uma promessa", testemunhou André Fernandes, pastor da igreja, à CBN News.
"Por muitas décadas, ouvimos que o Brasil viveria uma onda de avivamento que seria exportada para todo o mundo, e acredito que é isso que estamos vivendo neste momento”.
Crescimento em células
Outro exemplo é a Igreja Quadrangular Catedral da Família em Belém (PA), com mais de 10.000 membros e cerca de 600 células.
"A base do nosso crescimento são essas células. O verdadeiro avivamento está ocorrendo fora dos muros da igreja. Todos os dias, as pessoas se reúnem em pequenos grupos nas casas; é o modelo bíblico”, explicou Lourival Pereira, o líder da igreja.
A igreja Comunidade das Nações em Brasília, pastorada por J.B. Carvalho, também viveu um crescimento.
"Começamos a igreja em 2003 com apenas 25 pessoas. Hoje, temos cerca de 12.000 pessoas só em Brasília. Também temos mais 15.000 pessoas em Fortaleza. Nossas igrejas estão espalhadas por todo o Brasil”, comentou Carvalho.
"Nos próximos sete anos, seremos a maioria no país. Hoje, somos cerca de 35% da população, e o Reino de Deus tem influência em todos os cantos da sociedade brasileira”, declarou o pastor Silas Malafaia, líder de uma das igrejas pentecostais mais influentes do país.
O crescimento da população evangélica também impactou o cenário social e político do Brasil. Hoje, mais de 30% dos parlamentares são evangélicos.
"Somos mais de 140 deputados e mais de 20 senadores", informou o pastor Marcelo Crivella, ex-prefeito do Rio de Janeiro, à CBN News.
Transformação através da intercessão
Para a pastora Ezenete Rodrigues, conhecida pelo seu ministério de intercessão, a transformação espiritual do Brasil iniciou através da oração.
"Sempre acreditei que a oração é como plantar: você planta, planta, planta e, em algum momento, ela brotará e então a explosão virá", observou Ezenete à CBN News.
A líder organizou vários encontros de oração ao longo dos anos, exortando os brasileiros a se voltarem para o Senhor.
"O Brasil tem fome e sede de Deus, e a chave tem sido a intercessão – dobrar os joelhos, buscar a Deus e deixar o Espírito do Senhor nos guiar em tudo o que fazemos. Hoje, podemos olhar para trás e ver tantos frutos bonitos desse compromisso”, comemorou ela.
Ana Paula Valadão, que marcou o país com o ministério de louvor Diante do Trono, também afirmou que o mover no Brasil é uma promessa de Deus.
“Tive visões de multidões, de multidões adorando o Senhor", lembrou a cantora. "Enquanto eu compunha, o Senhor sempre me fazia muito intencional. A ideia toda era sobre transformação, era sobre mudar a nação. Se tratava de curar a terra e começamos a ver números incríveis de salvação", destacou.