O processo de autorização do MEC para o Centro de Educação Tecnológica Batista do Estado (Cetebes) funcionar como faculdade está em ritmo acelerado. Está em fase final o cumprimento das exigências do Ministério, que deverá ser protocolado neste ano, já que há a participação efetiva da Doctum, que assumiu o compromisso de patrocinar todos os trâmites para a autorização.
A professora Marinete, coordenadora educacional do Cetebes, está por concluir as exigências legais dentro do prazo previsto. A grande vantagem desta autorização para os seminaristas é que eles terão um curso superior legalizado, possibilitando aos mesmos a oportunidade de prosseguir nos seus estudos tais como mestrado e doutorado, além de estarem habilitados para dar aula no próprio seminário ou em outra faculdade, em qualquer curso de graduação mediante a sua habilitação. Isso não ocorre hoje, os formandos investem muito dinheiro e tempo com a convalidação do seu curso de Teologia.
Essa conquista representa para o atual diretor do Cetebes, Pr. Orivaldo Pimentel Lopes, a realização de um grande sonho alimentado desde o seu tempo de seminarista quando exerceu nos seus quatro anos de curso a presidência do Centro Acadêmico Dr. Schepard, inclusive com algumas iniciativas estudantis, porém não prosseguiram por falta de visão tanto do governo federal quanto das lideranças evangélicas da época.
Filiais
Por decisão da Convenção foi reiterada a recomendação anterior da transformação dos campus avançados de Cachoeiro e Linhares em filiais do Cetebes. Isso significa que até agora era uma extensão sem base legal.
História
O Cetebes é o resultado da visão de preparar servos de Deus para o ministério cristão, fundado aos dezessete dias do mês de julho de 1979, na assembléia da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, realizada na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, funcionando até julho de 1984 como um departamento do IBEV (Instituto Batista de Educação de Vitória), quando, então, foi desmembrado assumindo a condição de pessoa jurídica com administração própria.
No início o único curso oferecido pelo Seminário foi o de Bacharel em Teologia, sendo os de Bacharel em Educação Religiosa e Bacharel em Música Sacra criados, respectivamente, em 1981 e 1984. Ao longo destes anos o Cetebes, tem prestado valioso serviço ao reino de Deus e particularmente à Denominação Batista, não só em âmbito estadual, mas também em âmbito nacional e mundial.
O Seminário Teológico Batista do Estado do Espírito Santo, por pertencer à Convenção Batista do Estado do Espírito Santo, relaciona-se, através dela, com as igrejas de todo o estado, com as entidades da Convenção e com a Convenção Batista Brasileira. Assim sendo, objetiva servir não somente a região onde se situa, mas através de sua missão diferenciada, atender a toda a denominação, sendo fator preponderante na preservação da unidade denominacional em seus aspectos doutrinários e eclesiológicos.