O reverendo Franklin Graham fez um apelo urgente à oração nesta semana, chamando os americanos a se unirem na busca por Deus coletivamente.
Segundo o evangelista, a iniciativa é fundamental para uma nação mergulhada em confusão moral.
“Nossa nação está se afastando tanto de Deus e de Sua verdade”, disse Graham à CBN News.
O presidente da Samaritan's Purse apontou como evidência a confusão observada esta semana na Suprema Corte dos EUA, onde os juízes analisam se os estados têm autoridade para impedir homens biológicos de competir em esportes femininos.
Graham afirmou que, há uma década, esse tipo de argumento não teria sido aceito.
“Isso… só mostra a confusão”, disse ele.
“Depois vemos os tumultos que ocorreram em muitas de nossas ruas, a raiva que está transbordando nas ruas. O Irã está em chamas agora… Venezuela, Cuba, Rússia, Ucrânia, Gaza – tudo isso… Parece que o mundo está prestes a implodir.”
Cenário de incerteza
Diante desse cenário de incerteza, Graham tem insistido para que as pessoas “orem” e “se arrependam como nação”.
O filho do falecido evangelista Billy Graham também incentivou as pessoas a interceder por Donald Trump e demais líderes dos EUA, pedindo a Deus que os oriente na tomada de “decisões tão críticas”.
“Precisamos nos arrepender dos nossos pecados e nos afastar deles”, disse Graham.
“E precisamos nos arrepender dos nossos próprios pecados, não apenas dos pecados da nação, mas… dos nossos pecados pessoais e pedir a Deus que nos perdoe.”
No fim das contas, Graham afirmou que a disfunção em curso simplesmente não deveria existir e ressaltou que se voltar para Deus é a solução de que a América precisa.
“Precisamos da ajuda de Deus e precisamos simplesmente nos render a Ele”, disse. “E, como nação, nos arrepender.”
Últimos dias
Diante de tanto caos, não apenas na América, mas também no Oriente Médio – de Israel ao Irã e além – é natural que alguns tentem interpretar esses acontecimentos à luz de crenças teológicas sobre escatologia e os tempos finais.
E Graham também comentou sobre isso.
“Acredito que a maioria das pessoas que lê a Bíblia e estuda as Escrituras sente que estamos vivendo esses últimos dias”, disse ele.
“E quantos dias existem nos últimos dias? Ninguém sabe. Pode haver mais 100 anos ou até mais, mas todos acreditamos que estamos nos aproximando do fim, e por isso precisamos estar atentos. A Bíblia nos diz para vigiar. Cristo pode voltar a qualquer momento, então precisamos estar preparados.”
Segundo ele, parte dessa preparação envolve confessar os pecados, arrepender-se e garantir que “nossa vida esteja em ordem”.