
John MacArthur, de 85 anos, líder da Grace Community Church na Califórnia, foi novamente hospitalizado devido a complicações respiratórias, incluindo um quadro de pneumonia e cirurgias cardíacas e pulmonares.
O anúncio foi feito pelo pastor Tom Patton durante o culto de domingo (13), dizendo à congregação que MacArthur, pastor há mais de cinco décadas, "poderá estar na presença do Senhor em breve".
Patton pediu à igreja para interceder por MacArthur e sua família, afirmando que a igreja estava entregando seu pastor "aos pés do glorioso Salvador a quem ele serviu tão fielmente por tantos anos e agora aguarda seu comando final para estar em sua presença para sempre".
Ao longo de 2024, MacArthur se manteve afastado da igreja devido a persistentes problemas de saúde, não chegando a pregar em nenhum momento do ano.
56 anos de ministério
Apesar de ter celebrado, em fevereiro, seus 56 anos de ministério como pastor e professor, o agravamento de sua condição de saúde o impediu de realizar aparições públicas ou cumprir compromissos de pregação.
Na oração conduzida por Patton, foram feitos pedidos de apoio à esposa de MacArthur, Patricia, a seus filhos e noras, além de seus 15 netos e nove bisnetos
“Apoie-os nesta hora”, disse Patton durante o culto, enquanto pedia “graça sobre graça” para a família.
Ele descreveu MacArthur como “seu servo fiel e seu mensageiro confiável”, enquanto pedia a Deus para “abrir as comportas do Céu em bênçãos, alegria e bondade para eles”.
Desafios relacionados à saúde
Em novembro de 2024, MacArthur compartilhou abertamente com sua congregação os desafios relacionados à saúde, mencionando o "estresse" provocado pelas cirurgias e pelo processo de recuperação.
Na ocasião, expressou sua gratidão a Deus, afirmando: "Vejo a mão boa, graciosa, bondosa e providencial de Deus em cada vicissitude da minha vida, em cada experiência difícil, em cada desafio."
Em abril de 2024, MacArthur surgiu em um vídeo divulgado pelas redes sociais da Grace to You, desmentindo os rumores sobre sua condição de saúde e afirmou estar pronto para retornar ao ministério.
"Os rumores sobre a minha morte foram muito exagerados", disse ele na gravação, citando Mark Twain. Na época, ele afirmou não estar sofrendo de nenhuma doença terminal, acrescentando: "Meu coração provavelmente está mais forte agora do que na última década da minha vida."
Hospitalizações
O primeiro sinal de declínio na saúde de MacArthur surgiu em janeiro de 2023, quando apresentou dificuldades respiratórias pouco depois de pregar um sermão.
Ele foi hospitalizado e, na sequência, submetido a três cirurgias cardíacas e um procedimento pulmonar, o que resultou em um período de internação de sete semanas.
“Eles me colocaram no hospital”, ele explicou em comentários posteriores, “porque eu fiz uma cirurgia no pulmão e três procedimentos cardíacos”.
MacArthur recebeu alta do hospital em fevereiro de 2024.
Phil Johnson, diretor executivo da Grace to You e ancião da igreja, esclareceu que MacArthur estava em processo de recuperação em casa, apesar dos rumores imprecisos que circulavam sobre seu estado de saúde naquele período.
Referência no cristiansimo evangélico
Embora desejasse retornar ao púlpito, MacArthur não participou da Conferência dos Pastores realizada em março — encontro anual promovido pela Grace para líderes e ministros. Sua ausência representou o segundo ano consecutivo em que, por questões de saúde, não pôde estar presente.
Ao longo das últimas décadas, MacArthur se consolidou como uma referência no cristianismo evangélico.
Ele é a voz principal do ministério de transmissão Grace to You, que alcança audiências internacionais através do rádio e das plataformas digitais. Além disso, é autor de dezenas de obras teológicas e comentários bíblicos que influenciam líderes e fiéis ao redor do mundo.
Desde que se tornou pastor-professor em 1969, MacArthur pregou mais de 3.000 sermões.
Em uma entrevista de 2024, refletindo sobre envelhecimento e mortalidade, MacArthur disse: "Percebo que estou na última etapa. Isso assume um novo significado quando você sabe que está na ponta mais curta da vela."