
Na conferência Voz dos Apóstolos, o pastor Randy Clark ministrou sobre avivamento e encorajou os cristãos a buscarem ser cheios pelo Espírito Santo para manifestar dons espirituais.
No evento, que acontece entre os dias 10 e 13 de setembro, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré (SP), o pastor explicou que o avivamento é real e acessível a todos que desejam ser usados por Deus.
Ele começou sua ministração estabelecendo um fundamento bíblico sobre transferência de unção: “A Bíblia diz que os olhos do Senhor estão passeando por toda a Terra, buscando pessoas através de quem Ele possa se revelar como um Deus forte. Eu acredito que, se você nunca foi batizado no Espírito, você será”.
Randy citou a passagem bíblica de Números, capítulo 11:16,17, que diz: “O Senhor disse a Moisés: ‘Traga-me setenta autoridades de Israel que você sabe que são líderes e oficiais do povo. Eu descerei e falarei com você. Tirarei do espírito que está sobre você e o porei sobre eles. E eles carregarão o fardo do povo com você. Assim, você não carregará sozinho’”.
Em seguida, ele explicou que é isso que ocorre na conferência Voz dos Apóstolos: “Nós reunimos líderes e pastores. Talvez este lugar não seja a Tenda do Encontro de Israel, mas este é um lugar de encontro com Deus”.
E continuou: “Neste caso específico, as pessoas que receberam profetizaram e também receberam o espírito de sabedoria. Outras vezes, nos relatos bíblicos, falaram em línguas. Em Atos 19, em Éfeso, eles receberam o Espírito, falaram em línguas e profetizaram”.
‘Quando o Espírito vem sobre nós, recebemos poder’
Já em Atos 4: 29-31, o pastor destacou que Pedro e os apóstolos, pressionados a não pregarem no nome de Jesus, oraram: “Senhor, olha para as ameaças que os Teus servos têm sofrido e concede-nos que anunciemos a tua Palavra com grande ousadia. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu Santo Servo, Jesus”.
Depois de orarem, o lugar em que eles estavam reunidos tremeu, e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus.
“Quando o Espírito Santo vem sobre nós, Ele tira de nós o temor dos homens, nos enche de ousadia e nos leva a anunciar a Palavra de Deus com coragem. Essa é uma evidência bíblica de ser batizado e cheio do Espírito Santo, como em Atos 2, quando todos falaram em línguas. Quando o Espírito vem sobre nós, recebemos poder”, declarou Randy.
Randy Clark em ministração no VOA 2025. (Foto: Global Awakening)
Nesse momento, o pastor afirmou que o verdadeiro impacto do batismo no Espírito não está apenas em falar em línguas, mas em receber poder e ousadia para viver e manifestar os dons de Deus.
“Quando eu era batista, conhecia muitos outros pastores pentecostais que falavam em línguas, mas não tinham mais poder do que eu. E eu, na minha vida, não experimentava praticamente nenhum poder de Deus. O que me impressionava neles era a ousadia, a coragem para anunciar a Palavra de Deus”, contou Randy.
E em seguida destacou: “Eu não sou contra os pentecostais, pelo contrário. Tenho mais respeito por eles, como movimento de Deus, do que por qualquer outro, porque, através deles, mais pessoas vieram a conhecer Jesus nos últimos cento e poucos anos do que em qualquer outro movimento”.
“Mas acredito que a grande fonte de crescimento do pentecostalismo foi que essa experiência do batismo no Espírito trouxe de volta à Igreja a manifestação dos dons do Espírito: profecia, palavras de conhecimento, sinais, maravilhas, curas e milagres. Só que, muitas vezes, dentro das igrejas pentecostais, o único dom que continua em operação é o de línguas”, acrescentou.
‘Me tornei ousado’
Aos 32 anos, Randy teve uma experiência com o Espírito Santo durante um treinamento de cura em sua igreja:
“Lembro que o Espírito Santo veio sobre mim e o meu dedão começou a tremer. O pregador que estava nos treinando percebeu e disse: ‘Randy, o Espírito Santo está sobre você. Levante as suas mãos’”.
Segundo Randy, até esse momento, ele nunca tinha expulsado um demônio, nem visto nenhuma pessoa ter uma experiência enquanto orava por ela.
“Eu já sabia como era sentir Deus emocionalmente. Mas, até então, eu nunca tinha sentido o poder do Senhor de forma literal”, disse ele.
Naquela noite, em março de 1984, Randy — um batista tradicional — fez algo que o levou a ter uma experiência inesquecível com o Senhor:
“Na época, era algo muito desconfortável para mim — apenas levantar as minhas mãos — e foi como se eu tivesse tocado em um fio cheio de eletricidade. Comecei a tremer. Eu resisti, porque pensava que era assim que deveria ser. Eu precisava parar de lutar com o Espírito Santo”.
“Imediatamente, depois daquele momento, comecei a ver pessoas sendo curadas. Comecei a ter palavras de conhecimento. Comecei a profetizar, mesmo sem perceber que estava profetizando. Eu me tornei ousado”, acrescentou.
‘Você pode ser cheio mais de uma vez’
Depois de contar outras experiências, Randy refletiu no texto de Atos 4 enquanto explicava para o público:
“Esse texto prova para mim que você pode ser cheio mais de uma vez, pode ter mais de um batismo do Espírito”.
“Se você acredita que só pode ter essa experiência uma vez, não vai ter nenhuma expectativa para receber de novo”, acrescentou.
Por fim, o pastor deixou claro que Cristo é o responsável pelo batismo com o Espírito Santo.
“Foi para isso que Ele morreu na cruz. Nos quatro Evangelhos, Jesus é chamado de Aquele que batiza com o Espírito. E Ele ainda é quem batiza. Não sou eu. Não tenho nenhuma ilusão de que eu batize no Espírito. Mas tenho plena confiança de que Jesus é o batizador”, concluiu ele.