Museu Judaico de São Paulo receberá a menor Bíblia Hebraica do mundo

A “Nano Bíblia” conta com apenas cinco exemplares no mundo todo e será integrada ao acervo do museu em SP.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 16 Agosto de 2024 as 12:45

Nano Bíblia a ser integrada ao acervo do Museu Judaico de São Paulo. (Foto: Divulgação)
Nano Bíblia a ser integrada ao acervo do Museu Judaico de São Paulo. (Foto: Divulgação)

O Museu Judaico de São Paulo irá apresentar a Nano Bíblia, o menor Tanach (Bíblia Hebraica) do mundo, que será exibida em um espaço exclusivo, no dia 21 de agosto. 

A Bíblia Hebraica foi criada usando um feixe de íons focalizado e é composta por 1,2 milhões de letras. Além disso, foi gravada em uma fina camada de ouro de 20 nanômetros de espessura, átomo por átomo. 

Technion, Instituto Tecnológico de Israel, é o responsável pela criação desta nanotecnologia, assim como pela doação do artefato ao museu brasileiro. O acontecimento demonstra como a ciência de ponta e a tradição milenar podem coexistir harmoniosamente.

Segundo a assessoria, um dos exemplares, que está no Museu de Israel em Jerusalém, foi emprestado para uma missão espacial internacional em 2022, outro exemplar foi dado ao Papa Bento XVI em 2009 e outros integram acervos em Israel, nos Estados Unidos e agora em São Paulo, no Museu Judaico. 

O evento de recepção da Nano Bíblia no acervo permanente do museu contará com a presença do diretor da Technion, o físico Uri Sivan. 

Com classificação livre, a exposição será de terça a domingo, das 10 horas às 18 horas (última entrada às 17h15). Excepcionalmente nas quintas-feiras, o horário é das 12h às 21h (última entrada às 18:15). 

O Museu Judaico

O Museu Judaico de São Paulo cultiva e apresenta a diversidade das expressões da cultura judaica em diálogo com o contexto brasileiro e com o contemporâneo, dedicando à defesa dos direitos humanos e ao combate ao antissemitismo e a todas as formas de preconceito. 

Fruto de uma mobilização da sociedade civil, o MUJ foi inaugurado em 2021 como o maior museu judaico da América Latina e guardião do maior acervo judaico brasileiro. 

Além de quatro andares expositivos, com exposições permanentes e temporárias, o museu realiza festivais literários, concertos musicais, seminários, debates, publicações, oficinas e um amplo programa educativo, sempre entrelaçando perspectivas judaicas e não judaicas. 

Os visitantes também têm acesso a uma biblioteca com mais de mil livros para consulta e a um café que serve comidas judaicas. 

Para mais informações do evento, acesse: https://museujudaicosp.org.br/evento/inauguracao-nano-biblia/

veja também