Silvio Santos morre aos 93 anos: “Hoje o céu está alegre”

O apresentador Silvio Santos morreu após evolução infecciosa do vírus H1N1.

fonte: Guiame, com informações de CNN Brasil

Atualizado: Sábado, 17 Agosto de 2024 as 11:14

Silvio Santos. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Palácio do Planalto)
Silvio Santos. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Palácio do Planalto)

Neste sábado (17), o apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1).

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde Silvio estava internado desde o início do mês, confirmou que o apresentador faleceu às 4h50, deixando a esposa Íris Abravanel, seis filhas e netos.

Os médicos acreditam que a infecção inicial que evoluiu para uma broncopneumonia e causou a morte de Silvio foi agravada, possivelmente, pela idade avançada. 

“Extremos de idade (neonatos, lactentes e idosos longevos) são caracterizados por uma condição de relativa imunodeficiência (imaturidade do sistema imunológico nos muito novos e a senescência dele nos idosos), o que os predispõem ao maior risco de infecções e da manifestação mais grave delas”, afirmou o médico Gustavo Prado, pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz à CNN Brasil.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SBT (@sbt)

O SBT compartilhou uma nota nas redes sociais informando a morte de Silvio, onde destacaram:

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações. Silvio Santos (1930 – 2024)”.

Logo depois, a família informou por meio de um comunicado que não haverá velório e explicou:

“Ele pediu para que assim que ele partisse, que o levássemos direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos a sua passagem. Ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que viveu. Ele nos pediu para que respeitássemos o desejo dele. E assim vamos fazer. Por este motivo, pedimos a compreensão de todos vocês. De guardar na memória tudo de bom que ele fez e de tantas alegrias que ele nos trouxe ao longo dos anos. Ele foi muito feliz com tudo que fez. E sempre fez tudo do fundo do seu coração. Ele amou o Brasil e os brasileiros”.

Silvio era o único judeu em sua família. A filha, também apresentadora Patrícia Abravanel, assim como a mãe e as cinco irmãs, são evangélicas.

No Instagram, muitos prestaram homenagens ao apresentador. Dentre eles, o pastor Márcio Valadão comentou:

“O Brasil se despede hoje de um grande homem. Um amigo de toda a nação, uma presença em cada casa, uma memória viva em tantos corações. Com Silvio Santos se vai muito, mas fica uma marca eterna de alguém que com coragem e ousadia revolucionou a história. Cremos que a semente plantada o faz hoje florescer ao lado de Jesus, a quem confessou como Senhor e Salvador. Ele é bondoso e misericordioso para fazer infinitamente mais do que pensamos”.

E concluiu: “Nossas orações, da família Valadão e de toda a Lagoinha, para que o Espírito Santo de Deus console a esposa, as filhas, os genros e netos. Um homem com tamanho legado jamais parte em definitivo”.

Legado de Silvio Santos

Nascido no Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930, Silvio Santos, era filho de pais imigrantes (um grego e uma judia) e tinha cinco irmãos.

Presente nos domingos dos brasileiros por mais de 65 anos, Silvio era conhecido como o apresentador que jogava aviõezinhos de dinheiro para a plateia. 

Um camelô que se tornou um dos maiores empresários de comunicação do país. Ele se consolidou como empresário e dono de um conglomerado que, além da rede de emissoras de televisão do SBT, inclui uma empresa de capitalização, uma rede de hotéis e uma marca de cosméticos.

Com a morte do apresentador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste sábado (17) luto oficial de três dias em todo o país. O decreto saiu em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

veja também