Um tribunal do Reino Unido decidiu que um festival promovido pelo ministério de Franklin Graham teve os direitos humanos violados ao ter anúncios proibidos em Lancashire, na Inglaterra.
Em 2018, o Conselho Municipal de Blackpool e o Serviço de Transportes de Blackpool removeram anúncios de ônibus para o Festival da Esperança, promovido pela Associação Evangelística Billy Graham (BGEA, na sigla em inglês).
O anúncio apresentava apenas a frase “tempo de esperança”.
Em decisão emitida pelo Tribunal do Condado de Manchester, a juíza Claire Evans disse que a medida desrespeita “o direito à liberdade de expressão”.
Segundo o site da BGEA, o tribunal considerou que os cristãos e pessoas de outras religiões têm direito à proteção legal na defesa de sua visão religiosa tradicional sobre o casamento e a sexualidade humana.
“Agradecemos a Deus por essa decisão porque é uma vitória para todos os cristãos no Reino Unido”, disse Franklin Graham, filho do falecido evangelista Billy Graham.
Anúncio de ônibus apresentava a frase “tempo de esperança”. (Foto: Associação Evangelística Billy Graham)
Na época, Graham foi questionado pela BBC sobre sua opinião em relação ao casamento gay, e destacou que a união homossexual é pecado. “O casamento é entre homem e mulher e é isso que a Bíblia nos ensina”, disse.
Graham foi alvo de protestos e enfrentou uma forte resistência antes de realizar o evento na Inglaterra em 2018. Em meio à polêmica provocada pela pressão de grupos LGBT e islâmicos, o conselho permitiu a remoção de anúncios do Festival da Esperança, alegando estar comprometido em “promover a igualdade e a diversidade [e] eliminar a discriminação”.
A juíza considerou que a decisão violou a proteção da Lei dos Direitos Humanos à liberdade de religião e de expressão.
“[O Conselho] deu preferência aos direitos e opiniões de uma parte da comunidade sem qualquer consideração pelos direitos do reclamante ou daqueles que compartilhavam suas crenças religiosas”, disse Evans.
Em uma declaração conjunta, o Conselho e o Serviço de Transportes de Blackpool disseram que levaram em consideração as conclusões do tribunal e que iriam realizar uma revisão para determinar as mudanças que precisam ser feitas.
O Festival da Esperança de Lancashire com Franklin Graham atraiu 9.000 pessoas em Blackpool, com mais de 50.000 visualizações online em todo o mundo, de 21 a 23 de setembro de 2018.