Quem sofre de asma, sabe que no inverno os cuidados devem ser tomados com mais atenção. A asma é uma doença inflamatória crônica dos brônquios e, com o acúmulo de casos de resfriados e outras infecções virais e baixa umidade do ar, o sistema respiratório se agrava.
Para amenizar as crises de falta de ar, atitudes devem ser tomadas. Apesar de não ter cura, os sintomas podem ser controlados com medicação e alguns cuidados apropriados.
Hora de dormir - muitas vezes essa é a pior hora para o asmático. Para evitar desconfortos, algumas mudanças devem ser feitas: dê preferência ao edredon ao invés do cobertor, que solta pelos e use capas antiácaros em seu colchão e travesseiro que, juntamente com as cobertas, devem ser lavados regularmente.

Limpe a casa - um dos principais desencadeadores das crises são os ácaros, presentes no pó domiciliar. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma, que nada mais é do que uma alergia crônica e aguda.
Animais de estimação - não é aconselhável tê-los em casa, mas se já tem, não deixe que ele entre ou durma no seu quarto. Outra medida importante é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Tome a vacina contra a gripe - Tomar a vacina contra gripe não evita resfriados comuns, mas afasta gripes mais fortes. Quem já tem problemas respiratórios crônicos deve tomar a vacina para não colocar ainda mais obstáculos contra o bom funcionamento de seu aparelho respiratório.
Consulte seu médico - por ser comum portadores da asma terem recaídas no inverno é fundamental marcar uma consulta com um alergista para que seu problema seja diagnosticado e tratado corretamente.
Com informações de: Vila Mulher