A prática dos exercícios físicos não deve ser a única preocupação de quem busca uma vida saudável — a recuperação dos músculos após o treino é tão importante quanto. Ela ajuda a diminuir as dores e a fadiga no dia seguinte, além de melhorar o desempenho nos próximos treinos.
Para isso, existem alguns métodos, como a regeneração para o aumento da musculatura e as massagens.
A fisioterapeuta Luciana Coral, explica que um exercício de força provoca pequenas lesões no músculo, mas tem de haver limites. ''Para o músculo se recuperar completamente, ele deve descansar por 48 horas. Por isso, não é recomendável exercitar o mesmo grupo muscular dois dias seguidos’’, diz a especialista.
No entanto, se a recuperação dos músculos não for seguida corretamente, há risco de dores no dia seguinte à atividade física, de lesões, fadiga, perda de flexibilidade e prejuízos ao desempenho nos exercícios. Com isso, a massagem pode ser uma saída.
A massagem ativa a circulação sanguínea no músculo e ajuda o tecido muscular a relaxar, segundo explica a fisioterapeuta. ''Recorrer a massoterapia até o dia seguinte do treinamento pode ajudar a diminuir as fadigas musculares e a recuperar os danos que os exercícios provocam nos músculos”, finaliza Luciana.