Médicos afirmam que atividade física não promove perda de peso

Alimentação é a chave que promove a perda de peso, e não exercícios físicos

fonte: Guiame, com informações de Terra

Atualizado: Sexta-feira, 24 Abril de 2015 as 2:02

alimentos calóricos
alimentos calóricos

Para quem investiu em academia na busca da perda de peso, pode não ter feito um papel recomendado. Segundo um artigo assinado por vários médicos no British Journal of Sports Medicine., atividade física tem importância pequena no controle peso e deveria investir na qualidade da alimentação contra a obesidade.

"A atividade física regular reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e algumas formas de câncer em até 30%", escrevem pesquisadores.

Eles usam como "mito" o exercício físico como papel principal de emagrecimento. "A atividade física não promove a perda de peso", argumentam.

O artigo foi assinado por três especialistas da Grã-Bretanha, Estados Unidos e África do Sul, onde afirmam que o consumo alto de açúcar e carboidratos são os responsáveis pela obesidade. E ainda atacam a indústria alimentícia por incentivar a percepção equivocada de que o exercício possa compensar os efeitos negativos da má alimentação.

"A Coca-Cola, que gastou US$ 3,3 bilhões em publicidade em 2013, empurra a mensagem de que 'toda caloria vale'; eles associam seus produtos com o esporte, sugerindo que é tudo bem consumir suas bebidas desde que você se exercite", escrevem.

"A ciência nos diz que isto é enganoso e equivocado. O que é crucial é a origem das calorias. As calorias do açúcar promovem depósitos de gordura e fome. As calorias da gordura promovem saciedade", afirmam.

 

 

veja também