O caso de duas brasileiras que ficaram presas na Alemanha após terem as etiquetas de suas malas colocadas em bagagens com droga, na ação de uma quadrilha no Aeroporto de Guarulhos, provocou medo em muitos turistas.
Ter as malas extraviadas ou trocadas pode ser uma infeliz possibilidade dentro do aeroporto, mas é possível diminuir os riscos.
“A partir do momento em que é feito o check-in, a companhia é responsável pela sua bagagem e deve indenizá-lo efetivamente em caso de extravio ou danos”, disse a advogada Carolina Vesentini, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), ao g1.
A melhor forma de se proteger é tirando fotos!
Uma das formas de ter uma prova visual caso aconteça algo com a bagagem, é sempre procure fazer fotos de:
1. Foto da bagagem no check-in
Uma fotografia tirada antes de fazer o check-in vai comprovar que você não está tentando fazer uma reclamação por problemas passados, caso sua mala sofra danos. Outra dica é retirar todas as etiquetas de viagens anteriores e deixar apenas a da viagem atual.
2. Fotos do interior da mala
O registro é importante caso os objetos dentro da mala sofram danos ou se percam durante a viagem, estas fotografias vão servir de registo ou prova. Uma dica é colocar todas as roupas em cima da cama ou outra superfície e fazer uma foto. Depois de acomodá-las na mala, repita a foto.
3. Fotos dos objetos de valor em primeiro plano
A recomendação é que os objetos de valor sejam sempre levados na bagagem de mão. Mas se for preciso despachar, devido às restrições de tamanho de bagagem, tire fotos dos objetos de valor fora e dentro da embalagem, para que não haja dúvidas de que você tomou as medidas apropriadas para protegê-los.
4. Foto da etiqueta de identificação
Depois de despachar sua mala, a companhia aérea lhe dará uma etiqueta de bagagem. Uma forma de se precaver é tirar foto da etiqueta de identificação da bagagem, que mostra as informações de quem pertence a mala e qual o destino.
5. Fotos de problemas com a mala danificada
Em caso de danos externos, tire uma foto da parte danificada e se dirija ao serviço de apoio ao cliente da companhia com a etiqueta de identificação da bagagem e o seu cartão de embarque. Segundo a Anac, a empresa aérea no Brasil deverá reparar o dano da bagagem ou substituir a bagagem por outra equivalente. Uma vez comprovado os danos, a empresa deverá pagar indenização correspondente ao passageiro.