A fim de explorar um novo roteiro, a Turma da Mônica irá mostrar um pouco sobre o turismo do Estado de São Paulo em um gibi. O “Turismônica” foi lançado na última quinta-feira (28) pelo cartunista Maurício de Sousa no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.
De forma lúdico-educativa, o gibi apresenta o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social, segundo informa a assessoria de imprensa da Secretaria de Turismo. Através das ilustrações, a obra retrata a definição do setor, seus segmentos e as estâncias turísticas.
Na ocasião, o cartunista foi contemplado pelo governador Geraldo Alckmin com a medalha Mário de Andrade, concedida às pessoas que contribuem com a educação e cultura no país. "Estamos homenageando um gênio da arte e da cultura, que imortalizou diversos personagens passando de geração em geração", afirmou o governador.
Com um milhão de exemplares, 700 mil revistinhas serão distribuídas aos alunos do 1º ao 5º ano da rede pública estadual de ensino. As outras 300 mil serão enviadas para as prefeituras do estado, bibliotecas municipais e escolas municipais que têm o turismo inserido na grade curricular.
O Turismônica será utilizado pelo professor como ferramenta na construção do conhecimento interdisciplinar e crítico do aluno, uma vez que o turismo abrange conceitos variados.
Esta ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Maurício de Sousa Produções. Para o secretário do turismo Roberto de Lucena, esta é uma oportunidade única.
“Esta revista em quadrinhos, por intermédio dos personagens deste notável cartunista, provoca conhecimento, alegria e informação sobre os belos atrativos paulistas”, disse o secretário. Lucena também destacou que, neste processo, alunos e professores serão agentes multiplicadores do conceito e do importante papel do turismo na sociedade.
Emocionado, Maurício de Sousa agradeceu a homenagem. “É uma honra, não só por conta da medalha. Mas porque estamos lançando um produto de muita importância, peso e responsabilidade e que vai provocar conhecimento e informação, além de despertar a vontade de o leitor viajar”.
“Quando temos as ferramentas para mandarmos essas mensagens, eu, como autor desse processo, fico muito feliz de dividir com vocês", disse o cartunista. Também prestigiou a cerimônia do Turismônica o secretário da Educação, José Renato Nalini.