
A Ceia do Senhor, ou Santa Ceia, é uma das ordenanças que o Senhor Jesus deixou para a Sua Igreja. Nela, celebramos a morte e ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo para o fortalecimento da nossa fé. A ordenança é uma expressão espiritual profunda que temos com Deus e com os irmãos que fazem parte do Corpo de Cristo.
No Cristianismo existem algumas interpretações acerca da Ceia do Senhor:
1. Católica: no contexto católico, também conhecida como Eucaristia é um sacramento é central na vida da Igreja Católica e envolve a transformação do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Cristo, conhecida como transubstanciação.
2. Luterana: Os luteranos acreditam que o corpo e o sangue de Cristo estão "verdadeiramente e substancialmente presente em, com e sob as formas" do pão e do vinho.
3. João Calvino: o pão e o vinho da Ceia do Senhor não se transformam no corpo e sangue de Cristo. Calvino acreditava que a presença de Cristo na Ceia é espiritual e não física.
4. Os batistas: Para os batistas, a Ceia do Senhor é um memorial da morte de Cristo e uma antecipação de sua segunda vinda. É também um ato de comunhão com os outros crentes. Esta posição teológica memorial é compartilhada pela teologia assembleiana.
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus ensina que "essa solenidade é o rito contínuo da Igreja visível, instituído como memorial da morte de Jesus até a sua vinda" (CGADB, 2017, página 132). O documento assembleiano acrescenta que essa celebração tem três características: passado, presente e futuro. O passado porque relata a morte de Jesus; o presente representa a nossa comunhão com Cristo Jesus e com os irmãos; e o futuro está relacionado à sua volta.
O objetivo da Ceia do Senhor é um tema profundo e rico na teologia cristã. Aqui estão alguns dos principais objetivos da Ceia do Senhor:
- Comemoração da morte e ressurreição de Jesus: A Ceia do Senhor é uma comemoração da morte e ressurreição de Jesus Cristo, considerado o evento central da fé cristã.
- Lembrança da salvação: A Ceia do Senhor é uma lembrança da salvação que Jesus proporcionou através de Sua morte e ressurreição.
- União com Cristo: A Ceia do Senhor é uma oportunidade para os crentes se unirem a Cristo e receberem a graça e a misericórdia de Deus.
- Comunhão com a igreja: A Ceia do Senhor é uma oportunidade para os crentes se reunirem em comunhão uns com os outros e com a igreja universal.
- Renovação da aliança: A Ceia do Senhor é uma renovação da aliança entre Deus e Seu povo, que foi estabelecida através de Jesus Cristo.
- Fortalecimento da fé: A Ceia do Senhor é uma oportunidade para os crentes fortalecerem sua fé e sua relação com Deus.
- Preparação para a volta de Jesus: A Ceia do Senhor é também uma preparação para a volta de Jesus, que é aguardada pelos crentes.
Ediudson Fontes (@ediudsonfontes) é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência da Religião. Cursando Mestrado em Teologia Sistemática Pastoral na PUC-RJ. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Os pentecostais e sua contribuição no louvor gospel norte-americano