MENU

Os pentecostais e sua contribuição no louvor gospel norte-americano

Conheça algumas das contribuições dos pentecostais para o louvor gospel norte-americano.

fonte: Guiame, Ediudson Fontes

Atualizado: Quarta-feira, 12 Fevereiro de 2025 as 3:04

Sister Rosetta Tharpe. (Captura de tela/YouTube/Hollywood Star Update)
Sister Rosetta Tharpe. (Captura de tela/YouTube/Hollywood Star Update)

O louvor a Deus é um dos temas mais ricos das Escrituras. Deus é o único ser digno de receber adoração e louvor. No Antigo Testamento, a liturgia judaica destaca o louvor a Deus. Da mesma forma, o Novo Testamento enaltece a importância da adoração a Deus. O Senhor Jesus Cristo fez essa afirmação em João 4:24. Essa prática não ficou restrita aos tempos bíblicos; ela continuou durante a História da Igreja e está presente em nossos dias. Cada grupo de cristãos que surgiu contribuiu com sua característica peculiar através do louvor. Não seria diferente com os pentecostais. O grupo, conhecido por enfatizar o poder do Espírito Santo e a atualidade dos dons espirituais, bem como a autoridade no nome de Jesus, trouxe uma contribuição significativa ao louvor gospel norte-americano, que iremos destacar neste artigo.

EVOLUÇÃO E CARACTERÍSTICAS

Início e Transição

No final do século XIX e início do século XX, os spirituals começaram a ser coletados e publicados, o que os tornou conhecidos fora das comunidades negras, marcando a transição para o gospel moderno, com influências do blues e do jazz. Thomas A. Dorsey, conhecido como o "pai do gospel", ajudou a estabelecer o gospel como um gênero musical distinto, mesclando letras devocionais com ritmos seculares.

Música e Identidade

O canto gospel tem desempenhado um papel vital no fortalecimento da identidade comunitária afro-americana, servindo às igrejas como espaços seguros para reunião, compartilhamento de experiências e expressão de esperanças através da música, construindo solidariedade e coesão na comunidade.

Pentecostalismo e Música

A música gospel tem sido um vetor de divulgação da renovação espiritual promovida pelos pentecostais e neopentecostais. A canção gospel moderna atende às demandas espirituais e emocionais dos fiéis e às exigências do mercado, demonstrando que o gospel pode ser descrito como um fenômeno cultural-religioso de mercado.

PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES

Incentivo à Participação

O pentecostalismo promoveu a participação das mulheres, com base em Joel 2:28, que diz que filhos e filhas receberão o Espírito Santo e profetizarão no fim dos tempos. As restrições culturais ou de outras confissões sobre as mulheres eram frequentemente ignoradas durante a parte inicial do movimento, incentivando todas a participar em todas as áreas do serviço.

Pioneiras

Mesmo antes da Rua Azusa, mulheres lideraram seus próprios avivamentos. Agnes Ozman evangelizou o Centro-Oeste depois de sair do Kansas, e quando Parham mudou seu ministério para Houston, Texas, oito de seus quinze trabalhadores eram mulheres.

Sister Rosetta Tharpe

Sister Rosetta Tharpe, nascida em 1915, foi uma cantora e instrumentista que definiu as bases do rock n’roll com sua guitarra elétrica e letras espirituais. Ela foi pioneira no uso da distorção e suas composições aproximavam o mundo secular do sagrado, permitindo que temas tabus fossem discutidos por uma mulher negra.

 

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência da Religião. Cursando Mestrado em Teologia Sistemática Pastoral na PUC-RJ. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A escatologia assembleiana NÃO é antissemita

veja também