Nas diversas contribuições que a Reforma Protestante deixou como legado benéfico para os nossos dias, a área que mais se sobressai é a Teologia. No presente artigo, iremos tratar da contribuição que os reformadores deixaram para a Teologia. A Teologia é a ciência que trabalha com o seu método de pesquisa focado nas Escrituras. Uma definição curta e clara sobre Teologia, segundo os teólogos Grez e Olson, é “raciocinar sobre Deus” (GRENZ e OLSON, 2006, p.15).
A Teologia é uma ciência acadêmica que auxilia a igreja na interpretação das Escrituras. Mesmo que a igreja não valorize a Teologia, de uma forma indireta, ela está praticando a Teologia. No entanto, o valor da Teologia é de grande importância, pois por intermédio dela, a igreja crescerá em uma espiritualidade sadia e rejeitará as heresias. Porém, a missão da Teologia vai além do que muitos pensam dela. Alberto Roldan define o propósito da Teologia como “o discurso concernente a Deus; A ciência do sobrenatural; A ciência da religião; O estudo sobre Deus;” (ROLDAN, 2007, p.24). Negar a contribuição da Teologia é negar a própria existência da vida.
O sacerdócio universal de todo crente é um dos pontos de contribuição de Lutero. O monge agostiniano afirmou que “somos sacerdotes; isto é muito mais que ser reis, porque o sacerdócio nos torna dignos de aparecer diante de Deus e rogar pelos outros” (LUTERO, 2015, p. 27). A igreja da época centralizava a “dependência do acesso a Deus”, porque segundo ela, o povo não tinha capacidade de se chegar a Deus. Mas Lutero rebate e mostra, pelas Escrituras, que em Cristo Jesus, todos têm acesso a Deus. Por intermédio de Jesus Cristo, somos sacerdotes dignos de comparecer diante de Deus. Ele é o caminho para salvação (João 14:6), é a verdade que liberta (João 8:32).
Outra contribuição que a Reforma Protestante concedeu aos protestantes foram os axiomas, que são conhecidos no latim como “solas”. Os Cinco Solas não foram sistematizados no período da Reforma. Entretanto, o conteúdo que os reformadores e pós-reformadores deixaram, é a base para definir que quem não se encaixa nos pilares da Reforma, não é uma igreja protestante. Os axiomas da Reforma foram sistematizados no século XX.
Sola Scriptura (Somente a Escritura): As Escrituras são a base de fé e prática para a Igreja de Cristo. Por intermédio das Escrituras, a Igreja local é direcionada para edificação e realização dos propósitos de Deus.
Solus Christus (Somente Cristo): As Escrituras ensinam que Jesus Cristo é o Salvador do mundo (João 3:16). Sem Ele, não há salvação. Os reformadores nas suas pregações eram cristocêntricos. Porque Ele é a base da nossa fé.
Sola Gratia (Somente pela Graça): As obras não salvam ninguém. Nenhuma pessoa tem capacidade de fazer uma obra meritória para alcançar a salvação. Mas pela graça de Deus, o ser humano alcança salvação por meio de Jesus Cristo.
Sola Fide (Somente pela Fé): A doutrina da justificação pela fé foi o ensino que Lutero destacou na Reforma. Reconhecendo o sacrifício do Senhor Jesus, somos justificados diante de Deus. Não somos mais réus para condenação, mas fomos justificados para sermos filhos de Deus.
Soli Deo Gloria (Somente a Deus a glória): A glória não é para os homens, ícones e nem para instituições. Toda honra e glória sejam dadas ao Deus trino (Pai, Filho e Espírito Santo). Os cultos não podem ser oferecidos aos humanos fracos e limitados, porque eles não podem fazer nada. Mas ao Deus soberano e eterno, a Ele sim a honra, glória para todo sempre: amém!
Referência bibliográfica:
GRENZ e OLSON, Stanley e Roger. Iniciação à Teologia – Um convite ao estudo acerca de Deus e de sua relação com o ser humano. São Paulo: Vida Acadêmica, 2006.
LUTERO, Martinho. A liberdade do cristão. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2015.
ROLDAN, Alberto Fernando. Para que serve a Teologia? Método – História – Pós-modernidade. Londrina/PR: Descoberta Editora, 2007.
Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
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