
O professor Hélio Janny Teixeira da USP (Universidade de São Paulo), define planejamento assim: “Planejamento é um processo que visa a uma definição antecipada dos resultados a alcançar e dos meios para tal. Em outras palavras, planejamento é a simulação das ações e situações futuras desejadas.”
Ackoff diz que: “Planejamento é algo que fazemos antes de agir, isto é, tomada antecipada de decisão. Planejamento é um processo que se destina a produzir um ou mais estados futuros desejados e que não deverão ocorrer a menos que alguma coisa seja feita.”
Precisamos pensar em planejamento em todas as áreas de nossa vida, não podemos fazer por fazer, é necessário planejar sempre.
Alguém disse que: “Quando você falha em planejar, está planejando falhar.”
Você já ouviu falar do ciclo do planejamento? Quando observamos o ciclo do planejamento que é: Necessidades e Objetivos, Programa, Pessoal, Material e Execução, Avaliação (Planejar, Executar e Avaliar), percebemos que já fazemos isso em nosso dia a dia.
O importante é planejar para não sofrer as consequências do não planejamento.
A Bíblia diz em Tiago 4.15 “Se o Senhor quiser faremos isso ou aquilo”, veja bem que há dependência de Deus e também dois planos, um plano A e um plano B.
Não podemos fazer nada sem depender de Deus, sem Ele nada vai acontecer. Ao mesmo tempo, é necessário planejar, ter metas, alvos e colocar em prática aquilo que idealizamos.
George Santayana (1863-1952) falava que “existem três tipos de pessoas: as que fazem as coisas acontecerem, as que ficam olhando as coisas acontecerem, e as que nem sabem o que está acontecendo.
Que você faça parte daqueles que fazem as coisas acontecerem com um bom planejamento.
.