Tempo certo para namorar está mais ligado à maturidade do que idade, diz pastor

Em entrevista exclusiva para o Portal Guiame, Antônio Junior responde perguntas sobre namoro cristão, sexo antes do casamento e uso de apps para "arranjar um encontro".

fonte: Guiame, Karlos Aires

Atualizado: Segunda-feira, 12 Junho de 2017 as 5:35

Antônio Junior é autor e conselheiro amoroso no maior site de relacionamento cristão no Brasil, Divino Amor. (Foto: Divulgação).
Antônio Junior é autor e conselheiro amoroso no maior site de relacionamento cristão no Brasil, Divino Amor. (Foto: Divulgação).

Para alegrias de alguns e para a aflição de outros, o Dia dos Namorados chegou. O Portal Guiame não poderia deixar essa data passar em branco, não é mesmo? Para isso, convidamos você para tirar algumas dúvidas sobre namoro cristão com o consultor amoroso Antônio Junior, autor do livro “Par ou Ímpar” que responde 100 perguntas bastante comuns sobre namoro.

Portal Guiame: Muitos jovens acreditam que para casar é preciso terminar a faculdade, ter uma casa, uma boa condição financeira... Você concorda? Como você interpreta esse discurso?

Antônio Junior: Isso é muito comum hoje em dia, pois vivemos em um mundo capitalista onde é preciso dinheiro para quase tudo. Com isso, os jovens querem terminar a faculdade para conseguir um bom emprego e conquistar uma estabilidade financeira. No entanto, eu vejo que esses objetivos não devem ser prioridade ao ponto de não se preocuparem com a vida sentimental, pois conheço pessoas que focaram tanto em seus próprios planos e não ficaram atentas às oportunidades que Deus lhes deu de conhecer alguém especial. Ao mesmo tempo, conheço muitos casais que conquistaram as coisas juntos e não esperaram ter "tudo" para se casarem e são muito felizes.

Portal Guiame: Num mundo onde cada vez mais as pessoas desistem facilmente uma das outras, que dicas você dá para que um casal de namorados possa manter o relacionamento?

Antônio Junior: O amor não é feito apenas de sentimentos, mas de escolhas e comprometimento. Por isso, quando você se compromete com alguém (especialmente no casamento), é preciso continuar neste propósito não importando as circunstâncias, que estão sempre mudando.

Mesmo quando você não consegue manter um sentimento por alguém, a graça de Deus pode te capacitar. Então busque a Deus em oração, de preferência com seu companheiro - isso vai fortalecer os laços entre vocês. E tome pequenas atitudes que demonstrem carinho e respeito - isso o ajudará a lembrar que o amor precisa ser regado diariamente através do compromisso.

Portal Guiame: Se um casal de namorados cristão faz sexo antes do casamento, o que eles devem fazer?

Antônio Junior: Eles devem conversar abertamente entre si e refletirem sobre o ato que cometeram. O sexo é prazeroso e foi criado por Deus para ser desfrutado somente no casamento, por isso os dois precisam ter a consciência de que pecaram e que se quiserem agradar a Deus, precisam assumir uma nova postura para não caírem em tentação novamente. Esta decisão não é fácil e precisa estar firmada na fé e obediência a Deus, pois os desejos carnais são muito fortes e somente aqueles que fogem da “aparência do mal”, conseguem vencê-los.

Portal Guiame: Os adolescentes estão começando a namorar cada vez mais cedo. Qual a idade certa para iniciar um relacionamento?

Antônio Junior: Acredito que um relacionamento cristão precisa ser diferente dos namoros que temos visto por aí. Isso significa que o cristão não deve namorar somente para passar o tempo, para preencher um espaço vazio em sua vida ou para tentar provar algo aos outros. O namoro na vida de um cristão é coisa séria e por isso está mais relacionado à maturidade do que à idade.

Eu acredito que a idade certa para começar a namorar é quando a pessoa já refletiu bastante a respeito dos objetivos do namoro, analisou os prós e os contras, e está preparado para assumir as responsabilidades e consequências dessa importante decisão. É preciso ainda ter certeza de que esse relacionamento tem a aprovação de seus pais e, principalmente, se é da vontade de Deus.

Antônio Junior é autor do livro “Par ou Ímpar” que responde 100 perguntas bastante comuns sobre namoro. (Foto: Divulgação).

Portal Guiame: Qual será o problema de um cristão solteiro de 30/40 anos que não consegue manter um relacionamento?

Antônio Junior: Depende de vários fatores. Pode ser que a pessoa tenha se tornado muito exigente por ter sofrido em relacionamentos passados e agora quer encontrar alguém “perfeito”. Ou talvez não esteja feliz consigo mesmo(a) e isso faz com que não se valorize e não consiga administrar bem seu relacionamento.

Portal guiame: Qual a melhor forma de surpreender um namorado(a) no dia dos namorados?

Antônio Junior: Eu costumo dizer que a melhor maneira de dizer "Eu te amo" é parar de fazer aquilo que desagrada o outro. Por isso reflita se você tem demonstrado amor ou se precisa dar mais atenção, carinho e respeito. Seja aquele que enxuga as lágrimas, e não aquele que as provoca.

Portal Guiame: Que fontes ou experiências você usou para basear suas respostas?

Antônio Junior: Desde 2014 eu aconselho solteiros cristãos de todo o Brasil através do site de namoro evangélico Divino Amor e com isso adquiri experiência na área de relacionamentos. Além disso, uso minhas próprias experiências na vida sentimental de quando eu era solteiro, dos namoros que tive e da minha vida de casado.

Portal Guiame: Você é consultor de um grupo especializado em sites de relacionamentos como o Tinder. É correto um cristão procurar o amor da sua vida num site ou app de relacionamento?

Antônio Junior: Eu defendo a importância da oração e de pedirmos a Deus direção para tudo que envolve a nossa vida, porém, acredito que a forma de conhecer as pessoas pode mudar, já que estamos na era da tecnologia. As redes sociais têm se tornado constantes em nosso dia a dia e eu vejo essa mudança de forma bem natural.

Entendo que um site de relacionamento é apenas o ponto de partida, já que um relacionamento não sobrevive apenas virtualmente - é necessário conhecer o outro pessoalmente, para que haja afinidade e ambos descubram se realmente é da vontade de Deus.

Portal Guiame: A que você atribui o fato de cada vez mais as pessoas recorrerem a meios digitais para “arranjar um encontro”?

Antônio Junior: Muitas pessoas não têm o costume de sair de casa, não têm muitos amigos ou em sua igreja local não há pessoas do seu interesse, por isso ela vêem os sites de relacionamentos como uma ferramenta que lhes dá a oportunidade de conhecerem novas pessoas, no qual elas não conseguiriam encontrá-las em seu meio social.

veja também