Roberto de Lucena fala sobre trajetória e fatos da política nacional em livro

No livro autobiográfico “Fé, Trabalho e Esperança”, o pastor e deputado federal relata sua trajetória política e ministerial.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Segunda-feira, 11 Junho de 2018 as 4:11

O pastor e deputado federal Roberto de Lucena reuniu fatos importantes de sua trajetória política, ministerial e pessoal no livro “Fé, Trabalho e Esperança”, lançado na última sexta-feira (8) na livraria Saraiva do Shopping Center Norte, em São Paulo.

Carregando o tema “Minha história com Deus, no Ministério e no Parlamento a serviço da coletividade”, a obra nasceu com o objetivo de fazer reflexões sobre alguns momentos políticos da recente história nacional, marcados por crises e incertezas.

"É muito importante que neste momento, quando os acontecimentos estão muitas vezes dando lugar para versões, possamos registrar os fatos", enfatizou o autor em entrevista ao Guiame.

"Para chegarmos a esses fatos, nós desdobramos resumidamente a nossa história para contar a nossa relação não apenas no ministério político, como também no ministério eclesiástico", afirma Lucena.

Embora esteja atuando no Congresso Nacional desde 2011, Lucena sempre esteve envolvido nas questões sociais, seja na função política ou pastoral. "Como deputado eu tenho prazo de validade, mas eu me considero um missionário no Congresso Nacional", destaca.

"A minha vocação é pastoral, eu não deixei de ser pastor. Eu estou deputado federal entendendo que, através do parlamento, eu tenho uma ferramenta pela qual eu posso promover a justiça social a partir da perspectiva da minha fé cristã, que fundamentam minha carreira", acrescenta.

Sobre Roberto de Lucena

Com a forte influência religiosa de seus pais e seus avós, Lucena tornou-se pastor aos 20 anos. Em 1991 fundou a Igreja O Brasil Para Cristo em Arujá, no interior paulista, e se tornou presidente nacional da denominação em 1999.


Roberto de Lucena no lançamento do livro “Fé, Trabalho e Esperança”. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

Em 2008, foi presidente da Frente Cristã Nacional de Ação Social e Política no estado de São Paulo e membro do Comitê de Referência da Sociedade Bíblica do Brasil para o Ano da Bíblia. Também foi vice-presidente do Conselho Nacional dos Pastores do Brasil (CNPB) até 2012.

Lucena também se destacou como dirigente da Federação Nacional dos Empreendedores (FENAE) e se tornou vice-presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), a segunda central sindical do país com mais de dez milhões de trabalhadores filiados.

Em 2010, atendendo aos apelos de lideranças eclesiásticas e de movimentos sindicais, Lucena candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados, tendo sido eleito com a 3º maior votação do Partido Verde em São Paulo, em mais de 430 municípios do Estado.

Lucena foi reeleito em 2014, sendo votado em mais de 70% dos municípios de todo o estado de São Paulo. Em 2015, licenciou-se do mandato de deputado federal para exercer o cargo de Secretário de Estado de Turismo de São Paulo. Reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados em 5 de abril de 2016.

veja também