O Corinthians comunicou que vai retirar as cadeiras do setor destinado à torcida organizada no Itaquerão. A área atrás do gol, e com capacidade para 7.500 pessoas, já será utilizada no clássico contra o São Paulo, domingo, às 16h, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, e vai seguir sem assentos.
A modificação no estádio foi um pedido das próprias torcidas organizadas do Corinthians. O clube foi obrigado a construir o setor com cadeiras por conta da imposição da Fifa para sediar a Copa do Mundo.
A mesma medida será utilizada na área da torcida visitante. Isso ajuda o Corinthians a solucionar um problema de vandalismo já enfrentado no clássico contra o Palmeiras no Itaquerão. Na época, o local teve 258 cadeiras destruídas por parte da torcida palmeirense.
O próximo passo do Corinthians é a tentativa de aumento de capacidade no setor da organizada. No momento, o número de cadeiras (7.500) é o mesmo da quantidade de ingressos vendidos para os próximos jogos no local. No entanto, o clube vai atrás de laudos de todas as autoridades competentes na vistoria para a liberação de mais entradas.
O setor sem cadeiras, o norte, é de uso exclusivo de sócios de torcidas organizadas. Eles precisam comprar o ingresso via Corinthians, mas estarem com carteirinha das organizações e devidamente credenciados na FPF (Federação Paulista de Futebol).
Em um teste realizado em parceria com o 2º Batalhão de Polícia de Choque de São Paulo, o estádio foi liberado para ter os assentos retirados nos setores já para o clássico de domingo.
Para os próximos jogos, os ingressos no setor sem cadeiras não terão o valor alterado. Atualmente, a entrada tem o preço de R$ 50, mas é vendida a associados ao plano Fiel Torcedor por cerca de R$ 35. O clube vai estudar redução para futuramente.