São Paulo tem se tornado o destino turístico preferido dos paulistanos. Isso é o que mostra o Estudo de Sondagem do Consumidor — Intenção de Viagem, encomendado pelo Ministério do Turismo.
Segundo a pesquisa, 45,1% dos moradores da capital paulista vão viajar dentro do estado - um crescimento de 28,1% em relação a novembro de 2014.
Para viagens curtas, o meio de transporte escolhido foi o carro, com 46,8% das citações. Em comparação com o número registrado no mesmo período do ano interior, houve um crescimento de 50%.
Outro aspecto descoberto na pesquisa é que 11,2% dos moradores de São Paulo que desejam viajar nos próximos seis meses pretendem se hospedar em residências na próxima viagem. Isso significa um aumento de 47,3% com relação ao mesmo período em 2014.
Para 37,9% a estadia será em hotel ou pousada, 36,2% em casas de amigos ou parentes, 8,7% em campings ou albergues e 6% residência alugada.
Sondagem Nacional
Segundo o estudo, 81,7% dos viajantes brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram destinos nacionais. Apenas 13,8% pretendem fazer viagens internacionais.
O mesmo estudo revelou que os turistas têm optado cada vez mais pela hospedagem em camping; albergues; programa Cama e Café e aluguel de imóveis por temporada. Os dados mostram que 21,5% dos entrevistados deve fazer uso desse tipo de hospedagem. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.
“Esse estudo comprova o interesse do brasileiro por viajar. Independentemente da situação econômica, eles buscam alternativas, mas não abrem mão de conhecer novos destinos”, avalia o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.