O turismo pode ser umas das formas de salvar o Brasil da crise econômica. No Brasil e no mundo, o setor movimenta até 56 setores da economia e contribui com 9,5% do total do PIB mundial.
O turismo contribuiu de maneira direta ou indireta com US$ 205,6 bilhões do PIB nacional. Somente no Estado de São Paulo, 42 milhões de turistas, sendo 2 milhões de estrangeiros, representa 9,7% do pib paulista e 4% do pib nacional, gerando quase 1 milhão de empregos diretos.
Em entrevista ao programa Economia e Negócios, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, ainda lembrou que dos 30 destinos turísticos mais visitados do Brasil, sete estão no Estado de São Paulo: São Paulo, Praia Grande, Guarujá, Santos, Ubatuba, Campinas e Aparecida.
"Quando se fala em São Paulo para quem é de fora, a primeira imagem que se vê é a da capital. É por isso que, quando se fala em São Paulo na perspectiva do turismo, se fala em turismo de negócios que, sem dúvidas, na capital, é o grande movimento turístico. No entanto, São Paulo não é monotemático, porque além do turismo de negócios, o Estado de São Paulo tem o turismo gastronômico, o turismo de lazer, de aventuras, de sol e mar", apontou Lucena.
Confira a entrevista completa: