Pessoas com identidade LGBT dobraram na última década; incluindo 19% de jovens

A identificação LGBT se tornou muito mais comum nos Estados Unidos na última década, e a preocupação com o futuro das gerações mais jovens é alarmante.

fonte: Guiame, com informações da Gallup

Atualizado: Quarta-feira, 1 Março de 2023 as 8:57

Pessoas carregam a bandeira utilizada como símbolo LGBT. (Foto: Pixabay)
Pessoas carregam a bandeira utilizada como símbolo LGBT. (Foto: Pixabay)

Dados de uma pesquisa de opinião nos Estados Unidos demonstram que cada vez mais jovens estão se identificando como LGBT, e apontam para um futuro onde as gerações mais novas se declarem homossexuais cada vez mais cedo. 

O número de adultos dobrou desde a primeira vez que a empresa de pesquisa americana Gallup realizou o levantamento, uma década atrás. 

Os dados são baseados em resultados das pesquisas telefônicas da Gallup de 2022, abrangendo entrevistas com mais de 10.000 adultos nos EUA. Em cada pesquisa, a empresa pergunta aos entrevistados se eles se identificam como algum gênero LBGT, permitindo que escolham várias identidades.

86% dos adultos americanos dizem que são heterossexuais, 7% se identificam como LGBT e 7% optaram por não responder à pergunta. Dentro daqueles que se identificam como LGBT, mais da metade (4,2%) se identifica como bissexual. 

Cerca de um em cada cinco adultos LGBT se identifica como gay, cerca de um em cada sete diz que é lésbica e pouco menos de um em cada dez se identifica como transgênero.

Em 2022, a Gallup registrou pela primeira vez que 5% dos adultos LGBT se identificam como queer, pansexual ou assexual. 

Preocupação com as gerações mais jovens

Os jovens da Geração Z, aqueles nascidos entre 1997 e 2004 com idade entre 18 e 25 anos em 2022, são o subgrupo com maior probabilidade de se identificar como LGBT, com 19,7%. 

A taxa é de 11,2% entre os millennials e 3,3% ou menos entre as gerações mais velhas. Cada uma dessas porcentagens é maior do que para todas as outras gerações. 

Alerta às gerações futuras

A identificação LGBT tornou-se muito mais comum nos Estados Unidos na última década, embora no ano passado o número tenha se mantido estável. 

Segundo dados da Gallup, com um número tão alto de jovens se identificando como LGBT, estima-se que grande parte da população adulta dos EUA que não se reconhece como o gênero de nascença, cresça nos próximos anos. 

No entanto, impedir esse crescimento depende principalmente da Igreja cumprir com seu papel de proclamar a Palavra de Deus e envolver os jovens a um conhecimento claro sobre a verdadeira identidade em Jesus.

veja também