Não há quem nunca sofreu com má disposição ou preguiça no decorrer da rotina. Falta de disposição, desanimo, podem ser decorrentes da falta de exercícios ou disciplina, como dormir na hora certa e alimentação.
Segundo a nutricionista Tamara Ferreira, do Hapvida Saúde, esta falta de energia pode ser decorrente não só do sedentarismo como da alimentação incorreta.
Para buscar disposição e energia, a profissional listou dicas para de alimentos que prometem te fazer mais animada e com vontade de se mexer! Confira:
1- Ovo
Estudos da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos, mostram que o ovo não é vilão do colesterol: ele tem em média 70 calorias. “Este alimento é nutritivo, rico em proteína, colina e vitamina B12, que ajudam na saúde cognitiva contribuindo para uma noite de sono melhor, resultando em mais energia”, explica Tamara.
2- Alimentos integrais
Arroz e farinha de trigo integral, açúcar mascavo, cevada em grão, quinoa e linhaça são exemplos de alimentos integrais que potencializam a disposição. “Isso acontece porque alimentos integrais levam mais tempo para serem absorvidos pelo corpo durante o processo digestivo, gerando mais energia para quem os consome”, esclarece.
3- Banana
É rica em substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, bom humor e disposição. Fonte de potássio, que se estiver em baixa no organismo, causa fadiga, cãibra e fraqueza muscular.
A banana, de quebra, possui carboidrato, outro nutriente energético. Para as mulheres, mais um benefício: a fruta reduz os sintomas pré-menstruais.
4- Kiwi, laranja, acerola, morango
Ricos em vitamina C, têm alto poder antioxidante e aumentam a absorção de ferro promovendo mais energia. “Você pode consumir por meio de suco, vitaminas ou mesmo as frutas in natura que, aliás, são ótimas opções de lanchinhos para o dia a dia”, finaliza a nutricionista.
5- Vegetal verde escuro, feijão, leite e lentilha
Possuem vitamina B9 que, em baixas quantidades no organismo, provocam fadiga crônica. “Também conhecida como ácido fólico, a vitamina B9 contribui na produção de glóbulos vermelhos e garante a manutenção dos sistemas circulatório, nervoso e imunológico. Quando está em falta no organismo pode causar anemia, dificuldade de memorização, insuficiência respiratória e sinais de fraqueza”, alerta Tamara.